TRT-MA é finalista em prêmio nacional com projeto Justiça & Imprensa

segunda-feira, 20 de Outubro de 2008 - 9:59
Redator (a)
Wanda Cunha
Presidente Gerson de Oliveira e equipe do Serviço de Comunicação

O Projeto Justiça & Imprensa, desenvolvido pelo Serviço de Comunicação do Tribunal Regional no Trabalho do Maranhão (TRT-MA), é um dos finalistas na 6ª Edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça e concorre à categoria Relacionamento com a Mídia. A premiação ocorre durante o Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça – Conbrascom 2008, que está previsto para o período de 11 a 14 de novembro, no auditório da Justiça Federal de Florianópolis, em Santa Catarina.

Ao receber a notícia, o presidente do TRT, desembargador Gerson de Oliveira, disse que a indicação faz jus ao trabalho que vem realizado pelo Serviço de Comunicação da Justiça do Trabalho no Maranhão. Segundo ele, as assessorias de comunicação desempenham um papel importante ao garantir o relacionamento com a mídia e, consequentemente, com a sociedade. Justiça & Imprensa é um projeto que tem como objetivo despertar, nos profissionais da mídia, o interesse pela cobertura dos temas relacionados aos direitos sociais e, em especial, ao mundo do trabalho, de forma a contribuir para o desenvolvimento da cidadania e inclusão social.

O projeto foi lançado em fevereiro, quando foi anunciado o I Concurso de Reportagem da Justiça do Trabalho no Maranhão. Com o tema ‘Justiça do Trabalho, Cidadania e Inclusão Social’, o concurso estimulou na mídia a difusão de conceitos sobre direitos sociais e cidadania. O prêmio teve dezoito trabalhos inscritos, dentre os quais oito foram matérias para televisão. No interior do estado houve a participação de seis trabalhos. O prêmio também resultou na veiculação, em rede nacional, de uma matéria sobre o trabalho escravo, pelo Sistema Brasileiro de Televisão, produzida pela afiliada do SBT de Imperatriz, a segunda maior cidade do Estado. Foram utilizadas diversas estratégias de divulgação para sensibilizar os profissionais.

O Serviço de Comunicação fez uma edição especial do Jornal da instituição, por meio da qual divulgou informações sobre o prêmio e estreitou o relacionamento do Poder Judiciário com a mídia. Também foi disponibilizado um hot-site e produzido um boletim quinzenal, enviado via e-mail para as redações. A segunda etapa do Projeto Justiça & Imprensa aconteceu em maio deste ano, com o lançamento da I Mostra Itinerante da Justiça do Trabalho, realizada durante o X Intercom Nordeste, voltada exclusivamente para mostrar as potencialidades da comunicação para os profissionais da mídia presentes no evento. O Serviço de Comunicação, na terceira etapa do projeto, desenvolveu um ciclo de palestras sobre a importância da comunicação nas organizações públicas para difusão dos direitos sociais. A última palestra dessa etapa aconteceu no XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, no início de setembro, no Rio Grande do Norte. Também foram ministradas oficinas na Universidade Federal do Maranhão (Campi de São Luís e Campi de Imperatriz).

6 visualizações