TRT-MA é finalista em duas categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

quinta-feira, 3 de Outubro de 2013 - 9:33
Redator (a)
Wanda Cunha
O show foi produzido no Teatro Arthur Azevedo
Servidores abriram o show cantando o hino da cidade, "Louvação a São Luís", de Bandeira Tribuzi.

O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT_MA) é finalista nas categorias Projeto Temático  e Publicação Especial da edição 2013 do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. Os  vencedores serão conhecidos na sexta-feira (11), em São Paulo (SP), na cerimônia de encerramento do IX Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom). O Tribunal já foi finalista em cinco anos consecutivos de 2008 a  2012, sendo que em 2008 e 2009 foi vencedor com o “Projeto Justiça & Imprensa”, na categoria “Relacionamento com a Mídia”.

O TRT-MA está concorrendo com o Projeto Cantos e Encantos 2012, show musical produzido no ano passado, com gravação de DVD ao vivo, em homenagem aos 400 anos de São Luís e o calendário institucional de 2012 com a temática dos quatrocentos anos de fundação da capital maranhense. Pioneiro no Judiciário, o projeto TRT  Cantos e Encantos visa promover a valorização dos magistrados, servidores, estagiários e terceirizados que atuam na Justiça do Trabalho, motivando-os a pensar que, assim como na música, as instituições precisam funcionar como uma orquestra afinada para que possa dar melhores resultados à sociedade.

No show “São Luís 400 anos – Cantos e Encantos,” o tema propiciou um olhar histórico e, ao mesmo tempo, poético, sobre os azulejos da cidade, a Festa da Juçara, o fofão do Carnaval de rua; um olhar cantante e encantado sobre a cidade do tambor de crioula, da quadrilha, da dança do coco, da dança da fita, do bumba-meu-boi, da festa do divino. As músicas foram cuidadosamente selecionadas, de forma que todos os ritmos fossem contemplados (cacuriá, samba, boi de matraca, reggae, música popular maranhense, carnaval). O espetáculo teve a participação de artistas maranhenses da estirpe de Cesar Nascimento, Oberdan Oliveira, Mano Borges e Celso Reis, Josias Sobrinho, Vovô, João Chiador e Boi de Ribamar, Carlinhos Veloz, Ricardo Azoubel, Carol e Ana Tereza, Grupo Dançata, Carlão (Grupo Festança), todos reconhecidos no meio artístico, além dos servidores do TRT-MA.

Já o calendário institucional “São Luís Cantos e Encantos”, que concorre na categoria “Publicação especial”, trouxe imagens da ilha captadas pelas lentes do repórter fotográfico Maurício Alexandre. Cada fotografia ganhou legendas de fragmentos de músicas de compositores maranhenses, que mais pareciam declarações de amor a São Luís,  também denominada  Ilha de Upaon-Açu, Ilha dos Amores, Cidade dos Azulejos, Athenas Brasileira, Capital do Reggae, e que comemorou em 2012 seus 400 anos. Cada paisagem mostrou um perfil cultural da cidade, traçando a trajetória paisagística dos seus costumes, lendas e tradições.

A premiação é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ) e busca promover a troca de experiências entre os profissionais da área de comunicação, bem como contribuir para o aperfeiçoamento de produtos e serviços desenvolvidos pelas assessorias de comunicação das instituições. O Prêmio ocorre no último dia do Conbrascom que, neste ano, traz o tema “O Papel da Comunicação no Judiciário Contemporâneo”. O congresso é promovido pelo O FNCJ, entidade representativa dos assessores de comunicação do Judiciário, Ministério Público, Defensorias, Tribunais de Contas e instituições afins de todo o país.

Cantos e Encantos 2013 -  A temática escolhida  para o show musical do projeto Cantos e Encantos deste ano foram os direitos sociais, em razão das comemorações dos 25 anos da Constituição Federal de 1988 e os 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Um total de 13 músicas serão cantadas por magistrados, servidores, terceirizados e estagiários com a participação de artistas convidados, todas versando sobre o direito à infância, à igualdade de gênero, à igual de cor,  à liberdade, ao trabalho digno e clamando pelo fim da corrupção. O resultado, também, será a gravação de DVD. O show será realizado no dia 08 de outubro, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo.

14 visualizações