TRT-MA divulga Agenda do ministro Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho durante a Correição Ordinária no Regional

quinta-feira, 11 de Fevereiro de 2021 - 9:42
Redator (a)
Lucas Ribeiro
Revisor (a)
Suely Cavalcante
A correição no TRT-MA ocorrerá de 8 a 12 de março deste ano

O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), no exercício da presidência, desembargador José Evandro de Souza, informou a agenda do ministro corregedor-geral da Justiça do Trabalho, Aloysio Corrêa da Veiga, durante a correição do TRT-MA. As atividades que serão desenvolvidas contam ainda com atendimento do ministro a interessados, por meio de videoconferência, e que devem ser previamente agendadas. A correição ocorre no período de 8 a 12 de março deste ano. 
O atendimento aos interessados será realizado no dia 10/3, das 14h às 17h. Na oportunidade, o ministro receberá reclamações e sugestões que visem o aprimoramento dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho no Maranhão. Para participar, é necessário efetuar o agendamento até o dia 24 de fevereiro, enviando e-mail para presidencia@trt16.jus.br com as seguintes informações: identificação (nome, cargo e entidade que representa) e o assunto que será tratado na reunião. Para a conferência virtual será utilizado o sistema Cisco Webex Meeting. O link de acesso será enviado para o e-mail dos interessados. 
Além disso, no dia 12/3/2021, às 11h30min (horário de Brasília), será concedida entrevista coletiva à imprensa, caso haja interessados, mediante prévio agendamento pelo e-mail gcg@tst.jus.br, até o dia 9 de março, às 16h, a ser realizada por videoconferência, pelo sistema Cisco Webex Meetins (sala da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho), com o link de acesso encaminhado ao e-mail do interessado.
De acordo com o Ofício do TST.CGJT nº 2054/2020, na manhã do primeiro dia de correição, dia 8, o ministro se reunirá com os dirigentes do TRT-MA. Pela tarde, haverá reunião com todos os desembargadores do Regional. Já no segundo dia, também pela tarde, o corregedor-geral estará à disposição dos juízes do 1º grau, mediante agendamento prévio. Também estão previstas reuniões com a equipe do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc – JT); com a diretora da Escola Judicial, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, entre outras.
A correição é um procedimento que tem por finalidade verificar como está sendo feita a prestação jurisdicional pelo órgão trabalhista e está prevista no Regimento Interno da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. Por ocasião da correição, o corregedor-geral examina processos, registros e documentos do órgão em análise. Ao final, o ministro apresenta suas conclusões mediante determinações e recomendações, para a regularidade dos serviços judiciários.
De acordo com o calendário de correições da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, o TRT do Maranhão será o segundo regional correicionado em 2021.
Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho - é o órgão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) incumbido da fiscalização, disciplina e orientação da administração da Justiça do Trabalho sobre os Tribunais Regionais do Trabalho, seus juízes e serviços judiciários.   

108 visualizações