TRT-MA debate trabalho infantil em evento em alusão ao Dia da Consciência Negra 

quinta-feira, 14 de Novembro de 2019 - 14:37

A Comissão de Erradicação do Trabalho Escravo e Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) vai realizar, na próxima terça-feira (19), o Seminário “O Agravamento das Violações Históricas Contra a População Negra: Um Enfoque Sobre a Infância, Adolescência e Gênero”. O evento, em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, vai ocorrer no Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, localizado na Avenida Senador Vitorino Freire, s/n, bairro Areinha, das 8h às 12h. 
O seminário tem como público-alvo magistrados, servidores, advogados, estudantes e a sociedade em geral. As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas no Portal da Escola Judicial do TRT-MA, no site do Tribunal. Clique aqui para acessar o link das inscrições. 
A abertura do seminário está prevista para 8h30. Em seguida, às 9h, vai ser realizada a palestra “Os desafios para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes negras no Brasil", que vai ser ministrada pela professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e doutoranda em Políticas Públicas, Carla Cecília Serrão Silva.
A programação vai prosseguir com a apresentação da palestra "A situação dos Direitos Humanos da mulher negra brasileira”, às 10h, com a mestra   em Políticas Públicas/UFMA e assessora da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Ivana Márcia Moraes Braga.
As palestras serão seguidas de debate, marcado para 11 horas da manhã. O encerramento das atividades está previsto para meio-dia. 
Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-MA - a Comissão foi instituída pela Portaria do Gabinete da Presidência nº 584/2016 com o propósito de efetivar ações em prol da erradicação do trabalho infantil e estimular o aumento dos contratos de aprendizagem no Maranhão, e tem como gestoras a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva e a juíza Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, titular da Vara do Trabalho de Chapadinha. Também integram a Comissão a juíza Maria do Socorro Almeida de Sousa, titular da Vara do Trabalho de Barreirinhas; a juíza do trabalho substituta Angelina Moreira de Sousa Costa, coordenadora do Programa TRT na Escola/TJC no TRT-MA; o juiz do trabalho substituto Paulo Fernando da Silva Santos Júnior, coordenador da Escola Judicial; e o servidor Esmar Taqueti Machado Filho, diretor de Secretaria da Vara do Trabalho de Chapadinha.
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.

 

20 visualizações