TRT-MA: CTIC atendeu mais de 10 mil solicitações de usuários na Central de Atendimento de TIC em 2021

segunda-feira, 24 de Janeiro de 2022 - 12:13
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Suely Cavalcante

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) atendeu 10.803 solicitações de usuários registradas na Central de Atendimento de TIC no ano passado. Em média, foram atendidas 34 chamadas diariamente e 1.029 mensalmente. As informações constam no relatório de gestão da CTIC do ano de 2021.
A maior parte das solicitações feitas pelos usuários correspondem aos serviços de equipamentos, com o total de 1647 chamadas. As demais solicitações são referentes às questões judiciais, que envolvem demandas com PJe e processos físicos, com 1496 solicitações realizadas; 717 a respeito de aplicativos utilitários; 311 sobre site, portais, intranet e SISPAE; 240 de administrativo; 239 sobre internet, spark, email e wi-fi; 215 sobre login de rede e gabinete virtual. Foram registrados ainda 207 solicitações de certificados e malote digital e 119 correspondentes a outros serviços.
A CTIC também participou de projetos nacionais, atuando no desenvolvimento do Sistema Integrado de Gestão de Saúde da Justiça do Trabalho (SIGS-JT) em parceria com o TRT5. O sistema foi instituído nacionalmente e constitui um dos módulos do SIGEP-JT. 
Além disso, o TRT-MA contribui com recursos humanos para o desenvolvimento nacional do PJe-JT em dois projetos: Notificação PUSH e PEC. O primeiro (PUSH) possibilita aos interessados o recebimento, via e-mail, de atualizações sobre o andamento de processos previamente cadastrados, e o segundo trata da Preparação de Expedientes e Comunicações (PEC) dentro do PJe-JT. 
Orçamento, contratações e aquisições
Para o ano de 2021, foi disponibilizado à CTIC o orçamento de R$4.753.948,78. De acordo com o relatório, a maior parte foi destinada para a manutenção e a expansão da infraestrutura computacional de TIC, que suportam os serviços indispensáveis ao funcionamento do órgão.
Implementações e desenvolvimentos
No decorrer do ano, a CTIC realizou diversas ações e projetos de caráter nacional e local, com a implementação e desenvolvimento de softwares. Dentre os destaques estão a implementação de atermação virtual, balcão virtual e Zoom para audiências trabalhistas; alvará eletrônico, E-Cartas, sistema de gestão de precatórios e audiências da Justiça do Trabalho – AUD versão 4 no Sistema PJe-JT; implantação de solução VOIP no interior e nova Central de Atendimento de TI com polos de atendimento no interior do estado, além de outras ações. 
“Em 2021 focamos na transformação digital, buscando disponibilizar ao público serviços por meio digital, a fim de tornar o Poder Judiciário mais acessível e mais eficiente. A implantação de atendimento virtual (Balcão Virtual), a possibilidade de fazer reclamações pela internet (Atermação Virtual), a realização de Audiências VirtuaIs e a disponibilização de Alvarás em formato eletrônico são exemplos de ações realizadas em consonância com essa estratégia”, disse Rafael Robinson de Sousa Neto, coordenador da CTIC. 
 

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