TRT-MA comemora Dia do Servidor com várias atividades

segunda-feira, 24 de Outubro de 2022 - 10:32
Redator (a)
Suely Cavalcante

O Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, será celebrado no Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) com programação diversificada nos dias 25, 26 e 27 de outubro. Porém, o feriado foi transferido para o dia 31/10. 
No dia 25/10, a programação será realizada pela manhã, de 8h30 às 11h, no Auditório Juiz Ari Rocha, no prédio-sede do TRT, com a palestra "Reforma da Previdência: Novas Regras para Aposentadoria e Pensão.  Migração de Regime Previdenciário: aspectos relevantes sobre o tema ”. A palestra será ministrada pelo Secretário de Gestão de Pessoas do Tribunal, José de Ribamar de Sousa Chagas Júnior, que, na oportunidade, vai falar sobre os direitos de servidoras e servidores garantidos pela legislação vigente sobre o assunto. As inscrições para a palestra podem ser feitas no site da Escola Judicial. Em seguida, será servido um coffee break.
Na quarta-feira, 26/10, as atividades visam o cuidado e qualidade de vida do público-alvo. A servidora Jandilma Tereza Gomes Ferreira vai oferecer sessões de relaxamentos e cuidados terapêuticos. Trata-se de ações do Projeto Cuidar-se. O atendimento será realizado na Sala de Pilates, localizada no andar L do Tribunal, no horário de 9h às 12h.
Ainda na manhã do mesmo dia, de 8h às 12h, também serão oferecidas sessões de massagem com aparelhos, que serão aplicadas por Diego Salomão, da empresa Fisio Eda. As massagens com os aparelhos ajudam a diminuir estresse, tensões, dores musculares, entre outros benefícios. Esta atividade será desenvolvida na sede do TRT, nos dias 26 e 27, no horário do expediente e na sexta-feira (28), no Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís.
No último dia (27/10), as atividades serão realizadas à tarde. No horário de 14h às 15h, no Auditório Juiz Ari Rocha, haverá um Bate-Papo Consciente sobre Vulnerabilidade com Patrícia Bogéa de Matos, fisioterapeuta especialista em terapia manual, terapia crânio sacral, microfisioterapia, leitura biológica e psych-k, palestrante de saúde e bem-estar, colaboradora do espaço saúde do Jornal Pequeno, e  uma das autoras do livro “Janelas para a alma”, que será a base da palestra. Conforme a palestrante, o livro é “uma obra que facilita um processo de imersão, inspiração ou permissão a entrega da parte do ser vulnerável que somos. Conhecer, perceber, acolher essa parte essencial, aprender a se ver, ouvir, sentir e, assim, manifestar aquilo que é, acalentando o que você tem de mais sagrado e divino: sua vida, com sua bagagem e experiências”. Inscrições para a palestras já estão abertas no site da Escola Judicial.
O encerramento da programação está prevista para as 16h, com a apresentação do tradicional grupo de chorinho Instrumental Pixinguinha, que vai homenagear servidoras e servidores com clássicos desse estilo musical. Criado em 1990, o Instrumental Pixinguinha tem como integrantes os músicos Juca (cavaquinho), Raimundo Luiz (bandolim), Domingos Santos (violão de 7 cordas), João Neto (flauta transversal) e Carbrasa (percussão). Após, será servido um coquetel no hall do auditório.

529 visualizações