TRT-MA: Café com Mulheres dá prosseguimento à programação da campanha Outubro Rosa

quarta-feira, 5 de Outubro de 2022 - 15:19
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Suely Cavalcante
A palestrante Gardênia (em pé) em um dos vários momentos descontraídos do Café com Mulheres
Magistrada, servidoras e terceirizadas atentas às informações compartilhadas no evento

Na manhã desta quarta-feira (5/10), dando continuidade às programações em alusão ao Outubro Rosa, foi realizado um Café com Mulheres, promovido pela Comissão de Incentivo à Participação Institucional Feminina no TRT-MA. O evento reuniu magistradas, servidoras, terceirizadas e estagiárias para um momento de conversa e aprendizado com a coach Gardênia Feitosa. 
A juíza Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, titular da Vara do Trabalho de Barreirinhas e coordenadora substituta da Comissão de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Tribunal, deu início ao momento falando da importância da campanha de prevenção ao câncer de mama e da mobilização feminina em prol da conscientização e do cuidado. A magistrada também citou o trabalho da Comissão, que tem como foco promover discussões que reforcem a necessidade da efetiva participação feminina no âmbito institucional, sobretudo ocupando cargos de gestão, finalizou apresentando a palestrante ao público e agradecendo a participação de todas as mulheres presentes. 
A palestra com o tema “Diante do espelho: autoimagem e felicidade”, ministrada pela coach Gardênia Feitosa, foi iniciada com os parabéns ao TRT-MA pela iniciativa e importância dada ao tema pela instituição. A palestrante explicou ainda que o objetivo da programação era proporcionar um momento de conversa e reflexão, segundo ela “Olhar para o outro e ajudar o outro a olhar para si”.  
Durante sua fala, Gardênia tratou da necessidade que cada indivíduo tem de fazer uma boa gestão dos seus sentimentos e, como a inteligência emocional é um fator imprescindível para moldar novos olhares sobre as circunstâncias. Ela ainda alertou para o fato de que cada vez mais o câncer está associado a questões emocionais. 
A palestrante chamou atenção para o fato de que mais de 85% das atitudes humanas vêm das emoções, enquanto apenas 15% provém da racionalidade. “Se eu não fizer uma boa gestão das minhas emoções, eu não vou fazer uma boa gestão das minhas atitudes.”, afirma ela. 
Assuntos como autoavaliação, autoimagem, felicidade, disciplina, limites e mudança de hábitos, sobretudo no que se refere aos benefícios da atividade física para a vida emocional, foram alguns dos tópicos explorados na conversa. 
As participantes também tiveram a oportunidade de relatar experiências pessoais e encorajar umas às outras. Ao final, a servidora Aline Cristina Sales Lobato, integrante da Comissão de Incentivo à Participação Institucional Feminina, encerrou o momento agradecendo a presença de todas as mulheres. 
Outubro Rosa 
A data é celebrada anualmente por diversas instituições, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, buscando proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. 
Comissão de Incentivo à Participação Institucional Feminina no TRT-MA
A Comissão de Incentivo à Participação Institucional Feminina foi instituída por meio da Portaria do GP n° 283/2020. Compete à comissão elaborar e encaminhar à Presidência proposta de política de equidade de gênero para implementação no âmbito do tribunal, além de propor diretrizes e mecanismos que orientem a administração a atuar no sentido de incentivar a participação de mulheres nos cargos de gestão e demais projetos institucionais. Atualmente a desembargadora e diretora da Escola Judicial, Márcia Andrea Farias da Silva e a juíza titular da Vara do Trabalho de Barreirinhas, Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, são, respectivamente, a coordenadora e coordenadora substituta da comissão. 

361 visualizações