TRT-MA apresenta Programa TRT na Escola na 8ª Feira do Livro de São Luís

sexta-feira, 31 de Outubro de 2014 - 14:59
Redator (a)
Suely Cavalcante
A Feira do Livro de São Luís será realizada na FMRB e em outros espaços na região do Desterro

O Programa TRT na Escola do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) será apresentado pelo juiz Bruno de Carvalho Motejunas, coordenador-geral da Escola Judicial do TRT-MA, ao público da 8ª Feira do Livro de São Luís (FeliS) na próxima terça-feira (4), às 10h, na Casa do Escritor Ubiratan Teixeira, no Convento das Mercês. Realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), a 8ª FeliS será aberta às 18h30 desta sexta-feira (31), no pátio da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), no Convento das Mercês, localizado na Rua da Palma. A oitava edição da Feira do Livro terá suas atividades realizadas no horário de 9h às 22h, na Fundação da Memória Republicana Brasileira, e em outros espaços na região do Desterro. As atividades serão encerradas em 9 de novembro.

Com o slogan “Educar é promover cidadania”, o TRT na Escola tem como público-alvo professores e alunos de escolas das redes pública e privada. Desenvolvido pela Escola Judicial do TRT-MA, em parceria com o Programa TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania), da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra); Associação dos Magistrados do Trabalho do Maranhão (Amatra XVI) e Ministério Público do Trabalho (MPT), o programa objetiva difundir conhecimentos sobre direitos e deveres, especialmente os trabalhistas, bem como realizar debates sobre trabalho infantil, trabalho análogo ao de escravo, e trabalho seguro. As ações do programa vêm sendo desenvolvidas desde 2012.

Além de treinamentos para professores e gestores das escolas parceiras, as ações do Programa TRT na Escola incluem palestras e atividades nas escolas com alunos, professores e gestores, e distribuição de cartilhas sobre direitos trabalhos, trabalho seguro, trabalho infantil e outros.

Estatísticas – conforme os dados estatísticos da Escola Judicial, em 2012, foram atendidos 102 professores e 3.113 alunos em oito escolas de oito bairros da zona rural de São Luís. Em 2013, foram atendidos 181 professores e 2.509 alunos em nove escolas de nove bairros das zonas rural e urbana de São Luís.

Caminhão do Conhecimento – a servidora do TRT-MA, lotada na Escola Judicial, professora doutora Cássia Furtado, também representará o Tribunal na 8ª FeliS. Cássia será responsável pelo “Caminhão do Conhecimento”, caminhão fornecido pelo SESC (parceiro da FeliS) dotado de computadores e internet, onde vai ministrar oficinas para professores e alunos com o tema “Leitura Literária Digital”. O objetivo é levar à comunidade escolar da rede pública informações sobre sites de literatura infantil online, visando estimular a leitura e escrita digital em torno de textos literários, tendo como aliado ao livro impresso as tecnologias de informação e comunicação.

8ª FeliS – a Feira do Livro terá 40 estandes para livreiros, estandes institucionais e espaços como o Jardim da Leitura, que será instalado sob as palmeiras do Convento das Mercês, para o público infantil; o Espaço da Juventude, com uma programação especial para esse público, entre outros.

Este ano a feira terá como patrono o escritor de literatura infanto-juvenil Wilson Marques. A pesquisadora Mundinha Araújo e o escritor Ubiratan Teixeira serão homenageados especiais do evento.

Entre as novidades deste ano estão os escritores Maurício de Sousa, que vai apresentar a palestra “O mundo mágico dos quadrinhos”, no dia 1º de novembro, às 16h; e Marina Colasanti, que fará palestra sobre o tema da feira, no mesmo dia, às 19h30, ambas no Auditório Mundinha Araújo, no Convento das Mercês.

Clique aqui para acessar a programação da 8ª Feira do Livro de São Luís.

2 visualizações