TRT-MA alcança o 11º lugar no ranking geral da Justiça do Trabalho no Prêmio CNJ de Qualidade 2020

sexta-feira, 11 de Dezembro de 2020 - 14:10
Redator (a)
Lucas Ribeiro
Revisor (a)
Suely Cavalcante
Arte: CNJ

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) alcançou a 11ª posição no ranking geral do Prêmio CNJ de Qualidade deste ano, no segmento da Justiça do Trabalho. A classificação garantiu ao TRT-M a conquista do Selo Prata na premiação, que foi divulgada no dia 27 de novembro. O prêmio é uma realização do Conselho Nacional de Justiça e identifica os melhores índices de produtividade dos tribunais de todo o país. 
Ao todo, o TRT-MA acumulou 836 pontos, totalizando 72,38% de cumprimento das metas estabelecidas pelo CNJ. O Tribunal foi o segundo mais produtivo da Justiça do Trabalho na categoria Selo Prata. Este é o segundo ano consecutivo em que o TRT-MA conquista o selo nessa categoria.
Todos os tribunais, incluindo os tribunais superiores, foram avaliados em quatros eixos temáticos e seus respectivos requisitos. Os eixos analisados foram governança, produtividade, transparência e dados de tecnologia. O TRT-MA alcançou pontuação máxima em 15 requisitos, tendo o eixo governança a maioria dos pontos somados. O eixo dados de tecnologia, incorporado nesta edição do prêmio, foi o segundo com maior número de pontos.
Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, o Conselho incorporou algumas mudanças, como a classificação por segmento da Justiça, dividindo os resultados por tribunal Estadual, Federal, do Trabalho, Eleitoral, Militar e Tribunais Superiores, e não mais no modelo de ranking geral. Os requisitos também contaram com pontuações diferentes para cada segmento. Outra mudança foi a incorporação de mais um eixo temático. Anteriormente, eram apenas três, sendo eles governança, produtividade e transparência e informação.
Prêmio CNJ de Qualidade - A premiação foi instituída em 2019, em substituição ao antigo Selo Justiça em Números, implementado desde 2013. O objetivo do prêmio é identificar os melhores índices de produtividade dos tribunais, com base nos eixos temáticos de governança, produtividade, transparência e dados e tecnologia. A premiação ocorre em nove categorias: Prêmio Excelência; Prêmio Melhor do Ano 2020, categoria Justiça Estadual; Prêmio Melhor do Ano 2020, categoria Justiça Federal; Prêmio Melhor do Ano 2020, categoria Justiça do Trabalho; Prêmio Melhor do Ano 2020, categoria Justiça Eleitoral; Prêmio Melhor do Ano 2020, categoria Justiça Militar dos Estados; Prêmio CNJ de Qualidade, categoria Diamante; Prêmio CNJ de Qualidade, categoria Ouro; Prêmio CNJ de Qualidade, categoria Prata.
 

86 visualizações