TRT-MA adota calendário eletrônico mais informativo e interativo

sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2020 - 16:47
Redator (a)
Lucas Ribeiro
Revisor (a)
Rosemary Araujo
Caros Martini explica as funcionalidades do novo Calendário Eletrônico Institucional.

Neste ano, o calendário institucional do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) passa a ser exclusivamente eletrônico. A ferramenta, que já está disponível na área inferior do site institucional, traz mais informações acerca da programação anual da Justiça do Trabalho e inova na interatividade. A novidade foi apresentada na manhã da quarta-feira (19/2), no Auditório Professora Maria da Graça Jorge Martins (Auditório da EJUD16), pelo servidor Carlos Roberto Martini, lotado no Setor de Apoio de Desenvolvimento de Sistemas do TRT-MA, unidade responsável pela produção da ferramenta, com a cooperação com o Setor de Comunicação Social.    
Com o novo calendário eletrônico, o usuário pode navegar pelas colunas de plantões, feriados e eventos, e ficar a par sobre quais unidades e/ou jurisdições serão abrangidas pelas ações, capacitações e futuras suspensões de atividades e prazos, devido aos pontos facultativos e em alusão às datas comemorativas, e ainda pode ser redirecionado às notícias respectivas, para obter mais detalhes. 
Além disso, ficará a cargo de algumas unidades administrativas do TRT-MA alimentar o calendário com as informações das datas referentes às ações, recessos e feriados na Justiça do Trabalho. A Diretoria do Fórum Astolfo Serra e o Gabinete da Presidência, por exemplo, são responsáveis por informar no calendário os plantões judiciais, divulgando os plantonistas da 1ª e da 2ª Instâncias, respectivamente. Fica ainda sob a responsabilidade do Gabinete da Presidência fornecer, no calendário, os detalhes sobre feriados, pontos facultativos, Recesso Forense, Inspeção Judicial, itinerâncias, suspensões de prazos e alterações de horário de expediente.   
Outros setores que também contribuirão na alimentação da nova ferramenta serão a Secretaria da Corregedoria, que divulgará as datas e locais das Correições Ordinárias nas Varas da Capital e do interior, e nas demais unidades judiciais; a Escola Judicial, com as palestras, treinamentos, cursos e outros eventos que promova, visando à capacitação dos públicos interno e externo; o Setor de Apoio a Aquisições Públicas, que informará a previsão para abertura das licitações e a realização dos pregões; e o Setor de Infraestrutura da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC), quando houver indisponibilidades de sistemas.       
Benefícios e facilidades
Sendo a ferramenta totalmente eletrônica, o TRT-MA minimiza os impactos ambientais ocasionados pela impressão de calendários físicos, além da redução de custos para o Tribunal. O calendário eletrônico traz também maior celeridade nos ajustes e atualizações necessárias para sua manutenção, de forma ágil e menos burocrática, a fim de antecipar a divulgação das informações. 

 

286 visualizações