TRT do Maranhão incentiva o plantio de árvores

terça-feira, 21 de Setembro de 2010 - 14:34
Redator (a)
Valquíria Santana

Quem esteve no Fórum Astolfo Serra (sede das Varas Trabalhistas de São Luís), no bairro Areinha, nesta terça-feira (21), durante toda a manhã, pode trocar materiais recicláveis por mudas de árvores. Magistrados, servidores e advogados também plantaram mudas de espécies como sombreiro e ipê roxo, no estacionamento do Fórum. A iniciativa integra a campanha “Faça a diferença no mundo: troque lixo por vida”, desenvolvida pela Comissão Ambiental do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), como parte das ações previstas no Planejamento Estratégico do Tribunal, com o objetivo de promover a responsabilidade ambiental. “Essa campanha é, sem dúvida, um convite ao engajamento individual e coletivo para a mudança de hábitos e a difusão de ações que visem fomentar a sustentabilidade. Nesse sentido, convidamos todos a repensarem as suas atuações não só como cidadãos, mas também como profissionais, visando à construção de uma nova cultura institucional socioambiental”, disse o desembargador José Evandro de Sousa, no exercício da Presidência do TRT, ao fazer a abertura da campanha. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Washington Rio Branco, ressaltou a importância da iniciativa do TRT com a realização da campanha. “Atos como este incentivam as pessoas a se sensibilizarem para os problemas ambientais. Consciência as pessoas têm, o que faltam são mais atitudes, sejam individuais ou coletivas”, acrescentou.

Nova legislação - a presidente da Comissão Ambiental do TRT-MA, Mônica Gomes Duailibe, lembrou que a campanha “Faça a diferença no mundo: troque lixo por vida” vai ao encontro da lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei nº 12.305/10), sancionada em agosto deste ano pelo presidente da República. Ela disse que o objetivo da nova legislação é estabelecer uma responsabilidade compartilhada entre sociedade, empresas e gestores públicos no manejo adequado dos resíduos. Samir Murad, da Comissão Ambiental da OAB-MA, disse que a entidade é parceria do Tribunal nessa iniciativa e ressaltou a importância da coleta seletiva de resíduos sólidos. “Sempre faço coleta seletiva em casa e a doação do material reciclável”, completou a servidora Marilda Amorim, que trocou materiais como vidro, latinhas e plástico por mudas de árvores, durante as atividades da campanha desta terça-feira. “Além das questões trabalhistas, nos preocupamos também com o meio ambiente”, completou o diretor do Fórum e juiz titular da 6ª Vara do Trabalho, Amilcar Gonçalves Rocha.

Planejamento estratégico - a magistrada Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, juíza auxiliar da Presidência do TRT para o planejamento estratégico, explicou que a campanha é reflexo das oficinas de sensibilização do planejamento, realizadas em julho deste ano nas Varas Trabalhistas de São Luís. O plantio de árvores no estacionamento do Fórum foi sugerido na oficina pela servidora da 3ª VT, Marcelina Deruiz. “Árvores oferecem sombra, embelezam o espaço e trazem qualidade de vida para todos que aqui trabalham”, disse a servidora. Para a irrigação das plantas cultivadas no local, José de Ribamar Santos Batista, membro da Comissão Ambiental, desenvolveu um sistema, utilizando garrafas pet. As mudas das árvores foram doadas pelo Parque Ambiental da Alumar. Esta terça-feira foi escolhida pelo TRT para o lançamento da campanha “Faça a diferença no mundo: troque lixo por vida” por ser o dia 21 setembro uma das duas datas comemorativas do Dia da Árvore, no Brasil. Nas regiões Norte e Nordeste, o Dia da Árvore é festejado na última semana de março devido às chuvas iniciais, ocorridas nessa época. A campanha promovida pelo TRT-MA contou com o apoio da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho no Maranhão (Astra XVI), Alumar e da empresa Sempreverde e patrocínio do Grupo Mateus e Dimensão Engenharia.

7 visualizações