TRT-16 recebe visita da presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB)

sexta-feira, 24 de Outubro de 2025 - 14:19
Da esq.para a direita: juiz Saulo Fontes, presidente do IAB advogada Rita Cortez, desembargador Carvalho Neto (corregedor regional do TRT-16), advogada e professora Maria da Glória e o diretor do IAB, advogado Jorge Folena.

O desembargador Carvalho Neto, corregedor regional do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), recebeu a advogada e presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita de Cássia Sant’Anna Cortez. A visita de cortesia ocorreu no gabinete do desembargador Carvalho Neto, no edifício-sede do Tribunal. Em seguida, todos foram conhecer o Salão Nobre da Corte.

O encontro foi marcado por uma conversa informal entre os representantes das duas instituições. O corregedor regional, desembargador Carvalho Neto, falou sobre a modernização das instalações do Tribunal, bem como falou de projetos futuros para melhor atender os jurisdicionados maranhenses.

O corregedor regional, desembargador Carvalho Neto, ressaltou que o encontro foi uma oportunidade valiosa para estreitar laços e discutir perspectivas para o aprimoramento da Justiça do Trabalho. “Quando do exercício da Presidência do Tribunal, no biênio 2022-2023, efetivamos projetos de modernização, em todas as dimensões possíveis, e o Tribunal reafirma compromisso com a eficiência e celeridade na prestação jurisdicional, principal objetivo de sua missão constitucional. Acreditamos que a parceria com instituições como o IAB, precursora da própria OAB nacional, especialmente por meio de sua Escola Superior, é fundamental para o desenvolvimento do Direito e aprimoramento da prestação jurisdicional, parceria a ser operacionalizada, no porvir, entre os segmentos das respectivas instituições envolvidas." 

“O corregedor Carvalho Neto é conhecido por sua atuação firme no sentido da implementação de medidas voltadas a garantir a celeridade nos julgamentos dos processos e proporcionar a todos um ambiente de trabalho sadio, moderno e eficiente. Foi uma honra ter sido recebida com muita deferência pelo desembargador corregedor da 16ª região”, disse Rita Cortez, presidente do IAB. 

Participaram também do encontro, o diretor do IAB, advogado Jorge Rubem Folena de Oliveira, a representante do IAB no Maranhão e chefe do Departamento do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão, a advogada e professora Maria da Glória Aquino, além do juiz auxiliar da Corregedoria e juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de São Luís, Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes. 

Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB

O Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB é a entidade jurídica mais antiga do País, fundada em 1843. Na defesa do Estado Democrático de Direito e seus princípios fundamentais, o IAB dedica-se ao estudo do direito e à difusão dos conhecimentos jurídicos, contribuindo para o aperfeiçoamento do ensino e da pesquisa.

98 visualizações