TRT-16 recebe estudantes do IEMA Itaqui Bacanga em visita guiada pelo Fórum Astolfo Serra

segunda-feira, 13 de Novembro de 2023 - 14:47
Redator (a)
Francisco Eduardo Carvalho Almeida
Revisor (a)
Suely Cavalcante
Estudantes, porfessores e corrdenador do IEMA Itaqui Bacanga durante visita no Centro de Memória e Cultura, onde foram recepcionados pela servidora Jeanne Adler. Presentes também as servidoras da Ejud16 Áurea Marques e Liana Carvalho.
Servidoras, servidores e terceirizada do TRT-16 com estudantes, professores e coordenador do IEMA Itaqui Bacanga no auditório do Fórum Astolfo Serra

A escola é uma das participantes do Programa TRT na Escola deste ano
A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (MA) deu início, na última terça-feira (7/11), à terceira etapa do Programa TRT na Escola. Nesta etapa, estudantes, professoras, professores, gestoras e gestores das escolas parceiras do TRT na Escola participam de visita guiada ao prédio do Fórum Astolfo Serra, sede das varas trabalhistas da capital. A primeira escola a participar da visitação foi o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), unidade plena Itaqui Bacanga, com estudantes das 1º e 2º séries dos cursos técnicos de Edificações, Eletromecânica, Eletroeletrônica, Informática para Internet e Portos.
Durante a visita, os alunos e alunas estiveram acompanhados das servidoras da Ejud16 e integrantes da equipe do programa Liana Maria Valle Viana Carvalho e Áurea Suzana de Souza Marques e da terceirizada Iranilde Frazão Dias, bem como de professores da instituição.
Inicialmente os estudantes conheceram a sala da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), local destinado ao uso exclusivo de advogados e advogadas. Em seguida foram dirigidos à Biblioteca João Freire Medeiros. Na oportunidade, a bibliotecária Raimunda Nonata Araújo Teixeira, lotada no Setor de Biblioteca e Gestão Documental, falou sobre o funcionamento da unidade. Os estudantes também puderam conhecer o acervo da Biblioteca do TRT-16.
Além disso, os alunos e alunas conheceram as dependências do Centro Judiciário de Solução de Métodos Consensuais e Solução de Disputas da Justiça do Trabalho (Cejusc-JT) de São Luís e, posteriormente, as varas trabalhistas, com destaque para a 6a Vara do Trabalho, onde os estudantes acompanharam a realização de uma audiência presidida pela juíza substituta da VT, Carolina Burlamaqui Carvalho.
A outra unidade visitada foi o Arquivo Geral da Justiça do Trabalho no Maranhão. O chefe do setor, José Antônio Abreu Gomes, e estagiários e estagiárias da unidade, explicaram como é realizado a preservação dos processos arquivados no âmbito do judiciário trabalhista maranhense, com abertura de espaço para esclarecimento de dúvidas. Os estudantes também conheceram o espaço onde são armazenados os processos.
Como parte final da visitação, os alunos conheceram o Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho no Maranhão (Cemoc), que abriga a exposição permanente da Justiça Trabalhista no Estado, disponibilizando ao público o acervo que inclui processos históricos, mobiliário, fotografias, além de acervos literários de cunho científico e cultural.
A terceira etapa do projeto além de proporcionar novos conhecimentos sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho no Maranhão, visa contribuir no processo de formação de alunos do ensino fundamental e médio da rede municipal e estadual.
Cerca de 210 estudantes de cinco escolas parceiras do programa na capital serão beneficiados com a experiência da visitação ao prédio do Fórum Astolfo Serra. O calendário de visitas será encerrado no dia 23 de novembro.
Culminância Geral
As atividades anuais do Programa TRT na Escola são encerradas com a realização da culminância geral. Neste ano, a culminância ocorrerá no dia 1º de dezembro, com as apresentações das produções culturais desenvolvidas pelas escolas, homenagens e entrega de placas de participação aos colaboradores e participantes do programa.
Programa TRT na Escola
O TRT na Escola é desenvolvido pela Ejud16 em parceria com a Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (Amatra XVI), por meio do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). O programa é composto por várias ações, que que integram magistradas, magistrados, corpo funcional do TRT-16, estudantes, professoras, professores, gestoras e gestores das escolas.
Trata-se de programa voluntário e está alinhado com os objetivos do Planejamento Estratégico do TRT da 16ª Região, expressando o compromisso institucional com a responsabilidade social e promoção da cidadania. O principal objetivo é fomentar o debate sobre questões relacionadas ao mundo do trabalho e promover maior aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, rompendo as barreiras culturais e sociais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente.
Ejud16
A Escola Judicial tem como diretora e vice-diretora, respectivamente, as desembargadoras Márcia Andrea Farias da Silva e Solange Cristina Passos de Castro. O coordenador é o juiz do Trabalho substituto Sergei Becker.

 

 

 

 

154 visualizações