TRT-16 promove palestra sobre a importância de uma alimentação saudável e oferta exame de bioimpedância

quarta-feira, 17 de Janeiro de 2024 - 17:03
Redator (a)
Francisco Eduardo Carvalho Almeida
Revisor (a)
Luane Freitas

As ações acontecerão nas próximas segunda e terça-feira (22 e 23/1)

Devido a uma grande preocupação com os cuidados acerca da saúde alimentar, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), por meio do Setor de Saúde em parceria com o plano de Saúde GEAP, promoverá uma palestra com o tema “A importância de uma alimentação saudável”, ministrada pela nutricionista Naruna Aritana Costa Melo. O evento deve acontecer na próxima segunda-feira (22/1), no refeitório, localizado no 1° andar do prédio-sede do TRT-16, no horário das 9h30. Também serão ofertados exames de bioimpedância, na terça-feira (23/1), a partir das 9h30, no mesmo espaço.
O evento é destinado a integrantes da magistratura, corpo funcional do Tribunal, terceirizadas e terceirizados, e estagiárias e estagiários. As inscrições podem ser efetuadas por meio do portal da Escola Judicial. A Ejud16 também disponibilizará certificados de participação para quem realizar inscrição e avaliação pós-evento.
O objetivo principal da palestra é alertar para os riscos que uma má alimentação pode ocasionar para a saúde, bem como os seus efeitos prejudiciais físicos e psicológicos no organismo. Além disso, o momento também contará com orientações básicas sobre a maneira correta de selecionar os alimentos para o consumo, obedecendo as necessidades pessoais do indivíduo.
Exame de bioimpedância
A oferta de exame de bioimpedância contará com vagas limitadas. O exame é utilizado para obter informações sobre a composição corporal do indivíduo, avaliando as quantidades aproximadas de músculos, ossos e gorduras do corpo. 
De acordo com o Setor de Saúde, a proposta surgiu após a coleta de dados do Exame Periódico de Saúde, realizado no ano de 2023, que constatou um índice crescente de sobrepeso, obesidade e hábitos alimentares não saudáveis. O sobrepeso e a obesidade são reconhecidos como significantes fatores de risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares, aumentando também as incidências de diabetes, hipertensão e dislipidemia (colesterol alto).
Palestrante
Naruna Aritana Costa Melo é Graduada em Nutrição pela Faculdade Santa Terezinha - CEST (2016), Pós graduada em Nutrição Clínica e Funcional pela Faculdade Laboro (2019) e Mestranda em Biodiversidade, Ambiente e Saúde - UEMA (2021). Pesquisadora nos Laboratórios de Processamento da Informação Biológica (PIB) - UFMA, Laboratório de Genética e Biologia Molecular (GENBIMOL) - UEMA e no Laboratório de Aquisição e Processamento de Sinais (LAPS) - UEMA nas linhas de pesquisas com Doença Renal Crônica, polimorfismo genético, alterações metabólicas e qualidade do sono.
Serviço:
O que: Palestra “A importância de uma alimentação saudável”;
Quando: 22/1/2024;
Onde: No refeitório, localizado no 1° andar do prédio sede;
Horário: 9h30;
Palestrante: Naruna Aritana Costa Melo.
Mais informações: servsaude@trt16.jus.br
 

266 visualizações