TRT-16 promove ação de saúde no Setembro Amarelo em parceria com a Geap

quinta-feira, 22 de Setembro de 2022 - 16:07
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Gisélia Castro

O Setor de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região realizará no dia 28/9, às 10h, uma ação de saúde em alusão à campanha de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo. A ação acontecerá no auditório da Escola Judicial (Ejud), localizado no 1° andar do prédio-sede do TRT-MA, e está sendo desenvolvida em parceria com o plano de saúde Geap. A palestra também poderá ser acompanhada pela plataforma Zoom.
Na oportunidade, será ministrada a palestra “Suicídio: O que tenho a ver com isso?” pela psicóloga Claudiceia Barros. Após a exposição, haverá também dinâmica de alongamento e relaxamento destinado aos participantes.
Segundo Marilda Amorim, chefe do Setor de Saúde, a campanha do Setembro Amarelo remete à necessidade de conceder atenção não somente à própria saúde mas também à saúde do outro. “É necessário estarmos atentos aos sinais que nossos colegas e familiares nos dão pedindo ajuda por estarem passando por momentos difíceis em sua saúde mental e, ao mesmo tempo, também estarmos abertos a pedir ajuda quando algo não está bem conosco.”
Suicídio no Brasil e no Mundo
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, no mundo, mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente, sendo a quarta maior causa de mortes de jovens de 15 a 29 anos de idade. Os dados mostram que mais pessoas morrem em decorrência do suicídio que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios.
No Brasil, a cada 100 mil homens, 12,6% morrem devido ao suicídio. O quantitativo de mulheres fica em torno dos 5,4% das mortes por cada 100 mil. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil). Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil). (dados https://www.setembroamarelo.com/)
Um estudo descritivo com base nos dados de óbitos por suicídio registrados no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), entre 2010 a 2019, e nas notificações de violências autoprovocadas registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em 2019, revelou que, entre 2010 e 2019, ocorreram no Brasil 112.230 mortes por suicídio. Os números mostram um aumento de 43% no quantitativo anual de mortes, de 9.454 em 2010, para 13.523 em 2019. Os dados constam no Boletim Epidemiológico n° 33 da Secretaria de Vigilância em Saúde, órgão ligado ao Ministério da Saúde.

Setembro Amarelo 
É uma campanha nacional de prevenção ao suicídio realizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e durante todo o mês de setembro diversas ações são desenvolvidas com o objetivo de prevenir mortes por suicídio.

Matéria editada em 27.9.2022, às 13h47.

202 visualizações