TRT-16 presente no curso de Integração à Atividade de Polícia Judicial
Quarenta e cinco agentes de polícia judicial de vários Tribunais do país participaram em Brasília, de um treinamento com abordagem policial de forma técnica, segura e proporcional. A ação fez parte do curso de Integração à Atividade de Polícia Judicial promovida pela Academia Nacional de Polícia Judicial (ANPJ). A Justiça do Trabalho do Maranhão foi representada pelo agente de polícia judicial, Willame Lisboa Dias.
O objetivo do curso foi capacitar os policiais judiciais para realizar abordagens integrando os fundamentos e princípios do uso diferenciado da força, os protocolos de segurança e de tomada de decisão e as técnicas de defesa pessoal policial. Cada técnica deve ser aplicada de acordo com as circunstâncias da intervenção e os níveis de ameaça e de resposta policial. Além de muita teoria, os agentes realizaram simulações, com técnicas para abordagem a pé e em ambiente externo.
O treinamento está alinhado às exigências da Política Nacional de Segurança do Poder Judiciário, que estabelece princípios como a atuação preventiva, a garantia da imparcialidade do Judiciário e a integração com instituições de segurança pública.
Para o agente de policia judicial, Willame Lisboa Dias, a capacitação foi muito importante para a garantia de um ambiente seguro aos magistrados e servidores.
"A grande relevância desse treinamento está em reafirmar o papel da Polícia Judicial como uma força essencialmente preventiva e garantidora de direitos. A capacitação para agirmos com proporcionalidade, sabendo usar de maneira diferenciada da força e embasamento legal assegura que o TRT-16 passa a oferecer um ambiente seguro e acolhedor para magistrados, servidores e toda a sociedade que busca a Justiça do Trabalho”, pontuou o agente.
Participaram da capacitação agentes da Justiça Federal, Estadual, Eleitoral, Militar e do Trabalho.
(Apoio: Ascom Agepoljus)
