TRT-16 presente na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Maranhão

segunda-feira, 2 de Fevereiro de 2026 - 23:21
O vice-presidente e corregedor do TRT-16, des. Gerson de Oliveira ao lado do governador Carlos Brandão, da presidente de ALEMA, Iracema Vale, do pres. do TJMA, des. Froes Sobrinho, e o pres. do TCE, Daniel Brandão.
Vice-presidente e corregedor do TRT16, des. Gerson de Oliveira ao lado da presidente da ALEMA, deputada Iracema Vale

O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho representou o Tribunal nesta segunda-feira (2/2) na sessão solene de abertura dos trabalhos de 2026 da Assembleia Legislativa. A solenidade ocorreu no plenário Deputado Nagib Haickel. 

Durante a sessão solene, conduzida pela presidente da Assembleia, deputada estadual, Iracema Vale, o governador Carlos Brandão fez a leitura da mensagem do governo para 2026. “A abertura do novo ano legislativo é sempre um motivo que exige respeito, reflexão e acima de  tudo responsabilidade, porque é aqui que a democracia se manifesta, é aqui que a voz do povo maranhense ganha forma, debate e decisão. É com este sentimento, diálogo aberto, transparência, compromisso verdadeiro que estou aqui hoje. Quero dizer da harmonia entre os Poderes. Nós temos uma excelente relação. Acima de tudo, ter independência, respeitar as decisões, as opiniões e os debates produtivos", destacou o governador.

A presidente Iracema Vale falou da expectativa para retomada dos trabalhos legislativos e lembrou que a meta, neste ano, é manter a alta produtividade da Casa. “Reabrimos hoje os trabalhos com a institucionalidade preservada, o funcionamento garantido e a Assembleia em pleno exercício do seu papel. Seguimos trabalhando porque entendemos algo fundamental, instituições fortes não reagem ao calor do momento, elas atravessam o tempo”, afirmou.

O vice-presidente e corregedor do TRT-16, desembargador Gerson de Oliveira, ressaltou a importância da união e independência entre os Três Poderes, “Destaco o trabalho legislativo, ao elaborar as leis, e a Justiça do Trabalho, ao garantir o cumprimento dessas leis no âmbito das relações laborais e na promoção de um ambiente de trabalho digno e produtivo".

O desembargador destacou ainda que, “reafirmo o compromisso da Justiça do Trabalho em colaborar com esta Casa, na busca por um futuro melhor para todos os maranhenses. Que os trabalhos legislativos de 2026 sejam marcados pela produtividade, diálogo e, acima de tudo, pela busca incessante por justiça social”, ressaltou o desembargador.

Dispositivo de Honra

Além do vice-presidente e corregedor do TRT-16ª Região, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, da presidente da Assembleia deputada Iracema Vale e do governador Carlos Brandão, compuseram o dispositivo de honra durante a solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Ribamar Froes Sobrinho; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, conselheiro Daniel Brandão; a subprocuradora geral de Justiça do Ministério Público do Maranhão, Regina Maria da Costa Leite; o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Roberto Costa; o deputado estadual e 1º secretário da ALEMA, David Brandão; o secretário-geral da OAB-MA, advogado Daniel Blume.

Participaram ainda da sessão solene, os deputados estaduais, secretários de Estado, representantes da classe empresarial, além de familiares e amigos dos parlamentares.

Cerimônia Militar

Uma cerimônia militar, com a revista às tropas e o desfile da cavalaria montada foram as atrações assistidas por autoridades e convidados, presentes na Assembleia legislativa. O evento, ocorreu na área externa do edifício-sede do parlamento.

2 visualizações