TRT-16 participa de sessão solene de posse da nova direção do TST e CSJT
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, participou na semana passada, da sessão solene de posse da nova direção do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para o biênio 2025–2027. A cerimônia foi realizada no Plenário Ministro Arnaldo Süssekind, no edifício-sede do TST, em Brasília.
Na solenidade, tomaram posse: Ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, como presidente do TST e do CSJT; Ministro Caputo Bastos, como vice-presidente do TST; Ministro José Roberto Pimenta, como corregedor-geral da Justiça do Trabalho.
Em seu discurso de posse, o novo presidente, ministro Vieira de Mello Filho, afirmou:
“Vim para oferecer voz e ação, me mantendo vinculado ao dever de justiça, à Constituição e ao Direito”.
Ele também abordou temas sensíveis e estratégicos para o Judiciário Trabalhista, como assédio eleitoral, equilíbrio social, independência do Judiciário, itinerância e acesso à Justiça, além de destacar o papel do trabalho como fonte de dignidade e construção de sonhos.
“Não deveríamos ser artífices da retirada dos direitos daqueles que mais precisam deles. O nosso papel não é legislar. Os valores constitucionais foram pré-estabelecidos por um pacto social e político que deve ser resguardado na sua inteireza”, concluiu.
Nova direção
O vice-presidente empossado, ministro Caputo Bastos, afirmou estar preparado para dar continuidade ao trabalho:
“São os desafios da carreira. Todas são experiências fantásticas e estou preparado para seguir o belo caminho trilhado pelos colegas que me antecederam”.
Já o corregedor-geral, ministro José Roberto Pimenta, destacou os desafios e a ampliação das competências da Corregedoria:
“Houve ampliação de competências tanto no campo disciplinar quanto no de políticas públicas, mas tenho a perspectiva otimista de que, com a parceria da Presidência do TST, nós vamos realizar um bom trabalho”.
A presidente do TRT-16, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, saudou a nova direção e destacou o compromisso institucional do novo presidente do TST:
“As palavras do ministro sobre a importância do trabalho, da dignidade e do acesso à justiça nos inspiram e reforçam a nossa missão de garantir que a Justiça do Trabalho continue a ser um pilar fundamental para a construção de um país mais justo e igualitário. Desejamos sucesso à nova gestão e nos colocamos à disposição para juntos trilharmos um caminho de avanços e conquistas em prol da Justiça do Trabalho e da sociedade brasileira”.
Representação do TRT-16
Além da presidente desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, participaram também da solenidade de posse, os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região: Carvalho Neto (corregedor regional); José Evandro de Souza, Gerson de Oliveira Costa Filho e James Magno Araújo Farias.
Autoridades presentes
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades dos Três Poderes, entre as quais: presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso; presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia; procurador-geral da República, Paulo Gonet; governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
Também estiveram presentes ministros do STF, STJ, TST e TSE, além de representantes de outras instituições públicas.