TRT-16 inaugura obras de modernização na estrutura física do prédio-sede

quinta-feira, 13 de Novembro de 2025 - 16:28
Presidente do TRT-16, desa. Márcia Andrea Farias da Silva
Da Esq. para dir.: juiz auxiliar da Presidência Sergei Becker, diretora-geral do Tribunal, Fernanda Marques, a presidente do TRT-16 desa. Márcia Andrea Farias e o o juiz subst. da 7ª VT de São Luís Inaldo Terças

Hall de entrada, 2ª galeria de artes e sala de acolhimento no  Setor de Saúde integram o conjunto de ações da atual gestão.

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, inaugurou, na manhã desta quinta-feira (13/11), três novos espaços no prédio-sede do TRT-16: o novo hall de entrada, a 2ª Galeria de Artes e a sala de acolhimento no Setor de Saúde. As obras fazem parte do conjunto de ações da atual gestão voltadas à modernização da estrutura física do Tribunal e à valorização do bem-estar de magistrados, magistradas, servidores, servidoras, terceirizados, terceirizadas, estagiários, estagiárias e de todo o público que frequenta a instituição.

As intervenções incluíram a requalificação completa dos banheiros, agora totalmente adaptados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, e a criação de um espaço próprio para recepção de entregas por delivery. O novo hall também recebeu detectores de metais, melhorias no sistema de vigilância e controle de acesso. A obra contemplou ainda a modernização dos halls de circulação dos elevadores em todos os andares, com nova sinalização, identificação dos pavimentos e elementos visuais que facilitam a orientação dos usuários.

Durante a solenidade, a presidente do TRT-16 ressaltou o compromisso da gestão com a valorização das pessoas e a melhoria contínua do ambiente institucional:

“Esta requalificação vai muito além de uma simples obra física. Ela traduz o compromisso desta administração em fazer da Justiça do Trabalho um espaço inclusivo, moderno e acolhedor, que dialoga com as necessidades de quem aqui trabalha e de quem aqui é atendido. Cada detalhe foi pensado para proporcionar conforto, segurança e acessibilidade a todos”, afirmou a desembargadora.

A presidente destacou ainda a preocupação com a fluidez e segurança da circulação interna:

“Essas mudanças garantem um trajeto mais acessível e confortável, com sinalização aprimorada, novo sistema de iluminação e padronização estética, reforçando o compromisso com a identidade institucional e com a experiência positiva de quem frequenta este Tribunal.”

A 2ª Galeria de Artes valoriza a cultura e o trabalho de artistas maranhenses, fortalecendo o diálogo entre Justiça, arte e sociedade. O espaço abriga as três obras premiadas no Concurso Painel Artístico: “Trabalhadores Maranhenses (Cazumbá)”, de Igor Costa Santos (1º lugar); “Entre Azulejos e Chapéus”, de Laíse Frasão (2º lugar) e “Para Bem Viver Justiça em Nosso Fazer”, de Maria Angélica Chiang (3º lugar).

A nova Sala de Acolhimento do Setor de Saúde foi projetada para oferecer atendimento humanizado e sigiloso, especialmente para acolhimento de vítimas de assédio e discriminação no ambiente institucional.

“O que inauguramos hoje é também um gesto de empatia. Que este espaço seja mais do que um local físico. Que seja um símbolo de escuta, de cuidado e de compromisso com a dignidade de todos os que integram o Tribunal. E que cada pessoa que aqui entrar sinta o que queremos transmitir: que nesta Casa, ninguém está só”, concluiu a presidente.

A diretora-geral do TRT-16, Fernanda Marques, destacou o empenho das equipes técnicas envolvidas e o impacto positivo das melhorias na rotina institucional:

“Estamos iniciando uma série de entregas. Hoje, entregamos para o Tribunal, para os magistrados e servidores, obras significativas, que refletem o comprometimento e a dedicação de todos para tornar o Tribunal mais moderno e acessível.”

Participaram também das inaugurações, o juiz auxiliar da Presidência, Sergei Becker; a juíza auxiliar da Presidência, Tália Barcelos Hortegal Braga; o juiz substituto da 7ª Vara do Trabalho de São Luís, Inaldo André Terças Santos (coordenador do Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação no 1º Grau); o secretário-geral da Presidência, George Adriano de Oliveira Costa; o assessor jurídico da Presidência, Carlos Victor Belo de Sousa; e o assessor administrativo da Presidência, José Ribamar Veloso Neto.

Além de outros gestores, servidores, estagiários, terceirizados e jovens aprendizes do Regional.

Próximas inaugurações

Ainda estão previstas, para a próxima semana, as inaugurações dos seguintes espaços no prédio-sede do TRT-16:

- Novo Plenário do Tribunal
- Galeria de Diretores da Escola Judicial (EJUD-16)
- Auditório Juiz Ari Rocha
- Átrio (Atrium)
- Galeria de Diretores-Gerais do Tribunal

Todos os ambientes foram concebidos com foco na valorização da memória institucional, na modernização dos espaços e na oferta de um serviço público mais acessível, acolhedor e eficiente.

Novas obras

Durante o evento, a presidente anunciou também o início das obras de revitalização da marquise e da fachada do prédio-sede do Tribunal, com projeto já aprovado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). As intervenções visam segurança, funcionalidade e valorização estética da edificação.

Além disso, foi informado o recebimento de recursos do CSJT para a substituição dos elevadores do Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís — uma demanda histórica relacionada à acessibilidade e segurança dos usuários.

 

3 visualizações