TRT-16: implementa Sistema de Reaproveitamento de água para lavagem da frota oficial

quinta-feira, 22 de Janeiro de 2026 - 14:31

O Tribunal Regional do Trabalho da 16 Região (Maranhão) implementou sistema próprio de captação e reaproveitamento de água destinado à lavagem dos veículos oficiais, iniciativa alinhada às diretrizes de sustentabilidade do Poder Judiciário e ao Plano de Logística Sustável (PLS). A medida reforça o compromisso institucional do Tribunal com a gestão eficiente dos recursos públicos, a responsabilidade ambiental e a adoção de práticas inovadoras no âmbito administrativo.

O projeto, implantado em junho de 2025, foi idealizado e desenvolvido pela Coordenadoria de Serviços Gerais (COSER), em parceria com o Setor de Transportes (STRA), e permite que toda a higienização da frota oficial seja realizada sem o uso de água da rede pública. O sistema utiliza duas fontes alternativas: a captação de águas pluviais (proveniente das chuvas) e o reaproveitamento da água gerada pelos condensadores dos aparelhos de ar-condicionado instalados no anexo C do Tribunal.

Os benefícios da iniciativa vão além da economia financeira. Do ponto de vista ambiental, o sistema contribui para a preservação dos recursos hídricos, no aspecto institucional , reforça o alinhamento do TRT-16 às políticas de sustentabilidade do Poder Judiciário e ao seu Plano de Logística Sustentável.

O chefe substituto da Coordenadoria de Serviços Gerais, Nilson Carlos Costa de Souza, destacou a importância do sistema de reaproveitamento de água “a ideia de reutilizar a água da chuva e a proveniente da condensação dos aparelhos de ar-condicionado partiu do pressuposto de evitar o desperdício de um recurso extremamente precioso”, afirmou.

O Setor de Transportes registra que o sistema em operação demonstra eficiência, suficiência e conformidade com os princípios da economicidade e da sustentabilidade, atendendo plenamente à demanda de higienização da frota oficial, sem ônus adicional à Administração no tocante ao consumo de água potável.

9 visualizações