TRT-16 entrega 2,5 toneladas de alimentos a instituições filantrópicas

terça-feira, 19 de Julho de 2022 - 16:16
Redator (a)
Rosemary Araujo
Revisor (a)
Gisélia Castro
Entrega das doações na Casa Acolher, entidade primeira colocada na votação dos internautas.
Servidores e terceirizados do TRT-MA e trabalhadores do Pouso Obras Sociais no jardim da sede da instituição filantrópica.

Foi com alegria e gratidão que representantes das instituições filantrópicas Casa Acolher e Pouso Obras Sociais receberam as doações de alimentos do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) arrecadadas durante a campanha Corregedoria Solidária. 
“A emoção toma conta por sabermos que somos reconhecidos por um trabalho muito sério e de muita presteza para muitas vidas”, declarou Paulo Ribeiro, coordenador da Casa Acolher. “Quando soubemos que o Pouso foi agraciado para receber as doações do TRT Maranhão, pela campanha Corregedoria Solidária, nós ficamos muito gratificados! E nos deixa muito felizes saber que a própria comunidade, que é beneficiada, nos escolheu”, disse João Morais, coordenador da instituição Pouso Obras Sociais. Ambos ressaltaram a escolha feita pelos internautas, em resposta a uma enquete realizada pelo Setor de Comunicação nos stories do Instagram e no perfil do Tribunal no Facebook.
A entrega dos alimentos também sensibilizou a equipe de servidoras e servidores integrantes da comissão responsável pela Campanha Corregedoria Solidária. “É tão gratificante ver a dedicação e o amor dessas pessoas em cada detalhe do trabalho que realizam nessas casas de assistência ao próximo!”, revelou a chefe do Setor de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) Marilda Amorim, que participou da entrega dos alimentos arrecadados nas doações. A doação foi resultado da adesão do TRT-16 à campanha que costuma mobilizar os Tribunais Trabalhistas durante as correições ordinárias realizadas pelo ministro Caputo Bastos, corregedor-geral da Justiça do Trabalho, idealizador da ação de solidariedade. No Maranhão, a correição e a campanha ocorreram no período de 4 a 8 de julho. Ao todo, foram entregues 2,5 toneladas de alimentos à Casa Acolher e ao Pouso Obras Sociais.
Na manhã da quinta-feira (14/7), as doações foram entregues ao Pouso Obras Sociais, que abriga, temporariamente, pessoas com câncer vindas de outras cidades do Maranhão para tratamento médico nos hospitais de São Luís. Atualmente, o Pouso abriga três assistidos residentes, que não têm famílias. Além deles, a assistência se estende a famílias carentes da comunidade do entorno do Pouso, que se localiza no bairro da Cohab. 
Um dos carros-chefes do Pouso é o Projeto Mãe Cidália, que entrega cerca de 1.560 quentinhas por mês para a comunidade carente da Vila Isabel Cafeteira, às segundas, quartas e sextas-feiras. Segundo João Morais, coordenador do Projeto, as doações da Corregedoria Solidária chegaram em ótimo momento. Ele acompanhou a equipe do Tribunal em visita às instalações da casa de acolhimento, explicando todo o funcionamento da instituição e o melhor aproveitamento dos alimentos. Parte deles será destinada às quentinhas distribuídas aos residentes e assistidos temporários, e a outra parte, à formação de kits a serem distribuídos à comunidade assistida na vizinhança.
Além da assistência com alimentos, o Pouso também administra uma pequena farmácia solidária, devidamente registrada no Conselho Regional de Farmácia (CRF), para distribuição gratuita de medicamentos aos necessitados, mediante apresentação de receita médica. Também dispõe de um brechó solidário, que recebe doações de roupas, calçados e acessórios para revenda a preços módicos. Outras doações são recebidas por iniciativa da sociedade civil, de particulares e de órgãos públicos, assim como de campanhas de solidariedade, a exemplo da Corregedoria Solidária. As doações podem ser realizadas por meio do WhatsApp (98)98490-4798.
Já a Casa Acolher recebeu os donativos na manhã da sexta-feira (15/7). O coordenador da instituição filantrópica, Paulo Ribeiro, destacou a importância dos donativos recebidos para a manutenção da assistência que a Acolher presta a mais de 6.600 pessoas de todo o Estado do Maranhão que vivem e convivem com HIV/AIDS: “Isso impacta positivamente na vida dessas pessoas. Muita gratidão por esse recebimento, por saber que fomos colocados em primeiro lugar numa votação”, afirmou.
Além das doações, a instituição conta com as vendas de bonecas de pano, chaveiros e suportes de porta, produtos sustentáveis e ecológicos confeccionados no ateliê da própria Casa Acolher por artesãs da comunidade carente do entorno, que têm nessa atividade uma fonte de renda familiar, além de uma artesã voluntária. As encomendas dos produtos podem ser feitas por meio do WhatsApp (98)98818-6272, que também é o PIX da central de doações, para recebimento de donativos financeiros para a construção da sua sede própria.
Mobilização
A mobilização nas redes sociais do TRT-16, via stories do Instagram e do Facebook, realizada nos dias 28, 29 e 30 de junho, possibilitou ao público responder a enquete que escolheu a Casa Acolher em primeiro lugar, com 34,62% da preferência dos internautas, para receber as doações da campanha Corregedoria Solidária.
Houve empate no segundo lugar. A instituição Pouso Obras Sociais obteve 15,38% dos votos, mesmo percentual para a Fundação Antônio Jorge Dino. Ao todo, o público da enquete fez referência a 11 instituições filantrópicas, incluindo na lista o Solar do Outono (3,85%), a Ascamar (3,85%), a Fundação Antônio Bruno (3,85%), o Instituto Amor Incondicional (3,85%), a Ong Solidariedade e Paz (3,85%), o Projeto Mãos que Acolhem (3,85%), o Projeto MAM (3,85%) e o Asilo e Abrigo de Mendicidade (3,85%). 
Agradecimentos
A coordenadora da campanha e diretora-geral do TRT-MA, Fernanda Cristina Muniz Marques, deixa uma mensagem de agradecimento:
“A campanha Correição Solidária foi uma agradável surpresa. Tínhamos tempo curto, cenário ainda turbulento diante dos efeitos da pandemia e a resposta da família TRT da 16ª Região e da comunidade maranhense foi surpreendente, face ao volume arrecadado. Isto mostra a sensibilidade e a solidariedade que permeiam as pessoas que compõem este Tribunal, as empresas parceiras, associações de classe e o público em geral.
Além disso, as instituições filantrópicas escolhidas, Casa Acolher e Pouso Obras Sociais, que desenvolvem trabalhos sociais relevantes na sociedade maranhense, que sobrevivem a partir de doações, tiveram um significativo impulso para a população atendida, e nós do TRT16 ficamos muito felizes e sensibilizados com a oportunidade de fazer parte desse momento.
Diante da experiência, ficamos motivados a dar continuidade às atividades solidárias no TRT da 16ª Região. 
Agradecemos a todas as pessoas que de forma voluntária nos ajudaram a concretizar essa campanha de solidariedade e amor ao próximo.”

 

156 visualizações