TRT-16 discute sobre aprendizagem e experiências profissionais no I Encontro de Estagiários

quarta-feira, 6 de Dezembro de 2023 - 11:47
Redator (a)
Francisco Eduardo Carvalho Almeida
Revisor (a)
Suely Cavalcante
Da esquerda para a direita: Danyele Araújo, José Ribamar Veloso Neto, Fernanda Marques, Marcos Pires Costa, Larissa Soares e Francisco Pereira.
Estagiárias e estagiários do TRT-16 juntamente com gestores, servidoras e servidores.

Histórias e depoimentos emocionantes marcaram o I Encontro de Estagiários do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª (MA). O evento aconteceu na última quarta-feira (29/11), no auditório Juiz Ari Rocha, localizado no prédio-sede. O encontro buscou debater sobre a vivência de estagiários e estagiárias que atuam no âmbito da Justiça do Trabalho no Maranhão, além da apresentação e entrega da “Cartilha do Estagiário do TRT-16”, com os direitos e deveres da categoria. O encontro foi realizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas, com o apoio da Diretoria-Geral e da Presidência do TRT-16. 
A mesa de honra do evento foi composta pela diretora-geral do Tribunal, Fernanda Marques; pelo assessor administrativo da Presidência, José Ribamar Veloso Neto, representando o presidente do TRT-16, desembargador Carvalho Neto; o secretário de Gestão de Pessoas, Marcos Pires Costa; a empresária e ex-estagiária do Tribunal, Danyele Pereira Araújo; o ex-estagiário Francisco José Figueiredo Pereira, antes lotado na Secretaria de Gestão de Pessoas; e a estagiária Larissa do Carmo Soares, lotada na Divisão de Assessoramento Jurídico.
A diretora-geral do TRT-16, Fernanda Marques, deu as boas-vindas aos estagiários e estagiárias ressaltando a importância de celebrar o momento único que foi realizado pela primeira vez: “Esse é um momento especial, no qual celebramos a união e a troca de experiências que enriquecem nossa jornada no judiciário trabalhista. Agradeço a presença de cada um que representa a diversidade do nosso Tribunal. Hoje estamos aqui para fortalecer os laços institucionais”, discursou.
Em seguida, o secretário de Gestão de Pessoas, Marcos Pires Costa, realizou seus agradecimentos à Presidência e a Diretoria-Geral do TRT-16, bem como a todos os setores que estiveram em parceria para a realização do evento. O secretário também expressou a sua felicidade em conseguir executar o momento de grandes aprendizados e que reuniu estagiários e estagiárias da capital, de maneira presencial, e do interior do Estado, de forma remota.
Como forma de inspirar os estagiários e estagiárias presentes, a empresária e ex-estagiária do Tribunal, Danyele Pereira Araújo, contou a sua história de vida, sobretudo quando realizou seu estágio no período de agosto de 2008 a fevereiro de 2010. Atualmente, Danyele é formada em Administração de empresas, pós-graduada em auditoria, controladoria e finanças e especialista em sexualidade e saúde humana. 
A empresária disse que sempre estudou em escola pública, e que na visão dela a oportunidade de realizar estágio no TRT-16 “foi a experiência mais enriquecedora que eu tive, em um momento essencial na vida de uma adolescente. Eu tive o privilégio e a sorte de trabalhar com pessoas maravilhosas, que foram bons exemplos e ótimos profissionais que me instruíram e ajudaram no meu desenvolvimento. Logo, se não fosse aquela experiência de estágio, provavelmente eu não chegaria onde eu cheguei hoje”. 
Também deram depoimentos o ex-estagiário Francisco José Figueiredo Pereira, antes lotado na Secretaria de Gestão de Pessoas, e a estagiária Larissa do Carmo Soares, lotada na Divisão de Assessoramento Jurídico, que na oportunidade contaram sobre suas jornadas de trabalho, experiências pessoais, resultados obtidos durante o estágio e projeto de vida. Após os depoimentos, foram exibidos vídeos com mensagens de ex-estagiários e ex-estagiárias que realizaram atividades no âmbito da Justiça do Trabalho no Maranhão.
Cartilha do estagiário
A servidora Jandilma Tereza Gomes Ferreira, lotada na Secretaria de Gestão de Pessoas, apresentou a “Cartilha do Estagiário do TRT-16”, destacando tópicos importantes acerca dos direitos e deveres e agradeceu a todos e todas que colaboraram com a criação do documento. Em seguida, a estagiária Heloísa Paz, lotada no Setor de Gestão Socioambiental, realizou o sorteio de diversos brindes para os demais estagiários e estagiárias da capital e do interior do Estado.

* Matéria editada em 12.12.2023, às 11h03.

102 visualizações