TRT-16 alinha estratégias aos Objetivos da Agenda 2030 da ONU para promover inovação e sustentabilidade na Justiça do Trabalho

quarta-feira, 7 de Fevereiro de 2024 - 10:18
Revisor (a)
Luane Freitas
Presidente, desembargadora Márcia Andrea (ao centro), recebe magistrados do TRT-16, servidoras do TRT-16 e auditor fiscal da SEFAZ-MA em reunião de alinhamento estratégico.
Da esquerda para direita: auditor fiscal da SEFAZ-MA, Gustavo Victorio; juiz Saulo Fontes; presidente do TRT-16, desembargadora Márcia Andrea; juiz Sergei Becker; servidoras Leda Raquel e Silvia Castro.

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) deu um importante passo em direção à sustentabilidade, à responsabilidade social e à inovação ao realizar uma reunião de planejamento estratégico focada no alinhamento com a Agenda 2030 da ONU. A reunião aconteceu na manhã da última terça-feira (6/2), no Gabinete da Presidência da Corte.

Sob a liderança da presidente do Tribunal, desembargadora Márcia Andrea Farias, a reunião contou com a participação do auditor-fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão (SEFAZ-MA), Gustavo Victorio; do juiz auxiliar da Presidência, Sergei Becker; do juiz do trabalho, auxiliar da Corregedoria, laboratorista e coordenador do Laboratório de Inovação do TRT-16, Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes; da secretária de Governança e Gestão Estratégica, que também é integrante do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do TRT-16, servidora Sílvia Maria Pontes de Castro e da assessora administrativa, servidora Leda Raquel.

Este encontro marca uma etapa significativa na integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos planos e operações do TRT-16, evidenciando o comprometimento da atual gestão com as práticas responsáveis e inovadoras. O destaque foi a contribuição do InovaLab, um projeto que exemplifica a sinergia entre inovação e gestão, crucial para a renovação e eficiência processual no Tribunal. A reunião também sublinhou a relevância das parcerias estratégicas para solidificar laços com outras entidades judiciais.

A reunião delineou estratégias direcionadas a posicionar o TRT-16 não apenas em conformidade com os ODS, mas como precursor de avanços sociais e sustentáveis no contexto da Justiça do Trabalho. A discussão destacou a necessidade de uma atuação judiciária comprometida com a sustentabilidade, a governança e a responsabilidade social, visando uma administração que espelhe os ideais globais por um futuro mais justo, social e sustentável.

Agenda 2030 da ONU
A Agenda 2030 é uma iniciativa global adotada por todos os Estados-membros da ONU em 2015. Ela propõe 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que vão desde a erradicação da pobreza até a adoção de medidas de combate às alterações climáticas e a preservação dos oceanos e florestas. Esses objetivos são interligados e visam promover a prosperidade enquanto protegem o planeta. A agenda busca equilibrar as dimensões social, econômica e ambiental do desenvolvimento sustentável até 2030.

InovaLab do TRT-16
O Laboratório de Inovação do TRT-16 busca incentivar a criação de soluções inovadoras, reunindo ideias de magistradas, magistrados, servidoras, servidores, terceirizadas, terceirizados, estagiárias e estagiários, e também pelos usuários do Tribunal. O InovaLab promove o desenvolvimento colaborativo de projetos inovadores e a realização de ateliês de criatividade, conduzidos por uma equipe capacitada para estimular a inovação e a diversidade dos desafios enfrentados pela instituição.

416 visualizações