TRT-16 alerta sobre tentativas de golpes por e-mails falsos e mensagens pelo aplicativo Whatsapp 

quarta-feira, 6 de Setembro de 2023 - 15:11
Redator (a)
Suely Cavalcante

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) alerta usuários, membros da advocacia trabalhista, do Ministério Público do Trabalho e a sociedade em geral sobre a circulação de e-mails falsos e mensagens pelo aplicativo Whatsapp em nome do Regional, bem como de unidades judiciais, tais como varas do Trabalho e centros de conciliação. Entretanto, segundo Rafael Robinson de Sousa Neto, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicações do Tribunal, o TRT-16 nunca solicita informações confidenciais por e-mail ou qualquer outro tipo de mensagem.
Em geral, quem envia os e-mails e as mensagens diz que é advogado ou advogada de pessoas com ações em andamento na Justiça do Trabalho no estado, informando que valores dos processos serão pagos naquele dia e pedem para entrar em contato com o respectivo advogado.
Rafael explica que esse tipo de comunicação se enquadra no que é identificado como phishing na área de segurança da informação. O phishing é uma prática fraudulenta em que os golpistas se passam por entidades confiáveis, como o TRT16, com o intuito de obter informações pessoais ou financeiras dos destinatários, ou prejudicá-los de alguma forma. 
Rafael disse que a Setic tem recebido diversas notificações sobre esse tipo de golpe e a resposta é sempre no sentido de conscientizar usuários e usuárias para evitar que sejam prejudicados. Ele diz é importante verificar o endereço de e-mail do remetente, a qualidade do texto e a veracidade do conteúdo antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais. E, no caso das mensagens por aplicativo, verificar se o número de telefone é mesmo do advogado ou advogada ou do escritório de advocacia.
Os e-mails falsos geralmente contêm links ou anexos suspeitos que podem infectar o computador ou redirecionar o usuário para um site falso. Além disso, também podem solicitar informações confidenciais, como senhas e informações bancárias. Por isso, a orientação é para que os e-mails ou mensagens sejam excluídos imediatamente. Também é importante manter o antivírus atualizado para se proteger contra possíveis ameaças.
Para mais informações, a Setic do Tribunal recomenda a leitura da Cartilha de Segurança para Internet, em especial, o fascículo Phishing e Outros Golpes, disponível em https://cartilha.cert.br/fasciculos/#phishing-golpes.
Com informações da Setic.

1374 visualizações