TRT-16 adere ao programa Corregedoria Solidária para arrecadar alimentos

terça-feira, 28 de Junho de 2022 - 10:21
Redator (a)
Gisélia Castro
Participe da campanha de solidariedade e voluntariado da Justiça do Trabalho.

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) inicia campanha para arrecadar alimentos e recursos para doação à instituições filantrópicas que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar. A ação integra o programa Corregedoria Solidária lançado em março deste ano, em Brasília, pelo ministro Caputo Bastos, atual corregedor-geral da Justiça do Trabalho. 
A campanha, que se inicia esta semana no TRT-16, visa estimular a doação e o voluntariado na Justiça do Trabalho com o engajamento de magistradas, magistrados, servidoras, servidores, terceirizadas, terceirizados, estagiárias e estagiários. A ação também vai buscar o envolvimento da OAB-MA (Ordem dos Advogados do Brasil, secção Maranhão), Associação dos Advogados Trabalhistas, Ministério Público do Trabalho da 16ª Região e a comunidade em geral interessada em contribuir para amenizar os efeitos da insegurança alimentar no Estado.
O programa Corregedoria Solidária tem mobilizado os TRTs por ocasião das atividades correicionais do ministro Caputo Bastos. A correição na Justiça do Trabalho no Maranhão será realizada pelo ministro na próxima semana, entre os dias 4 e 8 de julho. 
O TRT-16 é o oitavo tribunal trabalhista que faz adesão ao programa Corregedoria Solidária. Até o momento sete TRTs já participaram da campanha de doação de alimentos e recursos. Antes do TRT-16, fizeram adesão ao programa Corregedoria Solidária TRT-21 (RN), TRT-18 (GO), TRT-6 (PE), TRT-11 (AM), TRT-23 (MT), TRT-3 (MG), TRT-24 (MS).

Como participar
Coordenadora da campanha no TRT-16, a diretora-geral Fernanda Cristina Muniz Marques explica que, inicialmente, haverá três postos de recebimento das doações de alimentos não perecíveis, sendo dois na sede do Tribunal e um no Fórum Astolfo Serra, sede das Varas Trabalhistas de São Luís. 
A campanha do Corregedoria Solidária também vai receber recursos para a compra de alimentos mediante transferência bancária. Os recursos podem ser transferidos para a Astra-XVI (Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho), no banco Caixa, agência 1405, conta bancária 18-2, operação 003. O comprovante de depósito/transferência pode ser enviado para o celular institucional da Secretaria de Administração do TRT-16 98 98407-4226.

 
Solidariedade
A campanha Corregedoria Solidária é uma extensão de uma ação que o gabinete do ministro Caputo Bastos já realiza desde 2016. A iniciativa “GMCB Solidário” (GMCB é a sigla para Gabinete do Ministro Caputo Bastos) já distribuiu mais de 10 toneladas de alimentos, com várias pessoas e instituições beneficiadas no Distrito Federal e região.
“Estamos muito satisfeitos com a ampliação de uma ação que, não tenho dúvidas, trará um sentimento diferente às correições ordinárias”, disse o ministro Caputo Bastos, na ocasião. “Além de toda responsabilidade institucional que uma correição representa, poder estimular a responsabilidade social por meio da doação e do voluntariado nos estimula”, completou o ministro.

Com informações do TST

204 visualizações