TRT-16 acompanha a realização do Exame Nacional da Magistratura (Enam)
O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) participou da aplicação do 4º Exame Nacional da Magistratura (ENAM), realizado no último domingo (26/10). Organizado pelo Conselho Nacional de Justiça, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), a prova recebeu inscrições de 28 mil candidatos em todo o Brasil, sendo apenas 341 do Maranhão.
Durante a realização das provas, o grupo de trabalho composto pela juíza e coordenadora pedagógica da Escola Judicial do TRT-16, Carolina Burlamaqui; pelo juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Francisco Soares Reis Júnior; e, pelo juíz Federal do Tribunal Regional Federal do Maranhão (TRF-1), George Ribeiro da Silva, acompanhou de perto. Também estiveram presentes a coordenadora do FGV, Thalita Garcia e a coordenadora local da FGV, Marta Barroso.
O Enam
Composta por oitenta questões de múltiplas escolhas, a avaliação considera aprovados os estudantes que alcançarem no mínimo 70% de acertos – ampla concorrência e 50% para candidatos inscritos pelas ações afirmativas. Para quem deseja prestar concurso público para ingressar na magistratura em tribunais federais, estaduais, militares e do trabalho é obrigatório a realização do Enam.
O Exame Nacional da Magistratura, promove a democratização do acesso na magistratura brasileira, elevando a qualidade por meio da avaliação de candidatos mais capacitados para assumirem o cargo de juiz.
