Tragédia no Rio Grande do Sul: TRT-16 arrecada doações para os desabrigados pelas enchentes

terça-feira, 7 de Maio de 2024 - 16:10

Os postos de coleta estão localizados no prédio-sede e no Fórum Astolfo Serra, na Areinha, em São Luís. As doações também podem ser feitas por PIX.

Imbuído do espírito de solidariedade, em virtude da trágica situação de emergência no Estado do Rio Grande do Sul, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) realiza uma campanha de arrecadação de donativos para os desabrigados pelas enchentes. Podem ser doados, prioritariamente, água potável e alimentos não perecíveis e que não necessitem de preparo, pois faltam energia elétrica, utensílios e outros itens para o necessário cozimento. A água pode ser em copos e/ou garrafas. Os alimentos podem ser em latas (sardinha, feijoada, salsicha etc) e caixas tetra pak (leite, achocolatado, suco etc), pela praticidade do consumo e para facilitar o transporte. 
Também podem ser doados cobertores e roupas de cama, roupas e calçados masculinos, femininos e infantis, além de roupas íntimas novas, fraldas infantis e geriátricas, produtos de higiene e de limpeza. Os abrigos também estão precisando de itens para as crianças, como brinquedos e livros infantis. 
Diante da emergência e do intenso trabalho das forças públicas e de voluntários, recomendam-se algumas práticas na hora de separar e destinar as doações: escolha itens em bom estado de uso; se for doar roupas, priorize as de frio; ao doar, etiquete os itens por categoria e amarre pares de calçados; não doe itens apenas porque você quer se desfazer deles.   
As caixas de coleta já estão disponíveis nos andares térreos do prédio-sede do Tribunal e do Fórum Astolfo Serra (sede das Varas Trabalhistas da Capital), ambos localizados na Avenida Senador Vitorino Freire, bairro Areinha, em São Luís. 
Doações por PIX
Além dos produtos, as doações também podem ser feitas em dinheiro, via PIX, para a conta da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (AMATRA IV), utilizando a chave convenios@amatra4.org.br  (Banco Sicredi – 748, Agência 0106, Conta Corrente 06711-3, CNPJ 89.514.111/0001-20). O dinheiro arrecadado será utilizado na compra dos itens de primeira necessidade para as vítimas das enchentes. 
Solidariedade
Até o momento do fechamento desta matéria, a tragédia no Rio Grande do Sul já havia registrado 90 mortos e mais de 1,4 milhão de pessoas afetadas de alguma forma. A Defesa Civil gaúcha confirmou que 388 cidades foram atingidas pelos temporais e enchentes.
A participação de todos os brasileiros é de suma importância neste momento de tantas perdas para essa parcela da população brasileira. Cada pessoa pode colaborar com alguma doação. O TRT-16 conta com a participação do maior número possível de maranhenses nesta iniciativa tão necessária.
Além da doação, outra forma de colaborar é compartilhando nossos posts nas redes sociais, para que mais pessoas sejam tocadas pelo espírito de solidariedade que  move a 16ª Região Trabalhista.

319 visualizações