Testagem do COVID para retorno gradual das atividades está disponível no TRT e FAS dias 02 e 03

terça-feira, 1 de Setembro de 2020 - 14:44
Redator (a)
Edvânia Kátia

Servidores, estagiários e terceirizados que retornaram às atividades presenciais a partir de hoje (1º de setembro) serão submetidos aos testes de COVID-19 amanhã  (02) e na quinta-feira (03), das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30, nas instalações do prédio-sede do TRT e no Fórum Astolfo Serra, sede das varas trabalhistas, respectivamente. A ação é resultado de uma parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) e a Secretaria de Saúde do Estado. Essa é mais uma medida de segurança adotada pelo TRT-MA para a volta gradual às atividades presenciais, que num primeiro momento prevê o retorno de até 30% dos servidores e estagiários de cada unidade administrativa e judiciária.

Serão disponibilizados 250 testes rápidos e as ações serão coordenadas pelo Setor de Saúde e Secretaria de Saúde do Estado. A direção do Tribunal está em tratativas com a Secretaria de Saúde para estender a testagem para as varas trabalhistas no interior do estado. No entanto, o atendimento da demanda necessita de avaliação das condições logísticas da Secretaria nos municípios em que há sedes das VTs.

Caberá aos gestores das unidades informarem, obrigatoriamente, à Coordenadoria de Gestão de Pessoas e Setor de Saúde, a listagem dos servidores e estagiários que retornarão às atividades presenciais. Os gestores também devem orientar as suas equipes a fazerem o preenchimento do questionário do perfil epidemiológico. Cabe ao gestor ainda dividir suas equipes, de forma igual, entre os turnos de trabalho. Além disso, o Ato também garante um sistema de rodízio entre a equipes estabelecidas pelo gestor (Ato Conjunto GP e GVP/CR N° 006/2020). Os turnos compreendem os horários das 7h30 às 17h30 e só podem ser divididos entre o percentual de até 30% de servidores e estagiários permitidos para o retorno em cada unidade.

Pessoas que se encontram no grupo de risco vão permanecer no trabalho remoto. Continuam em trabalho remoto ainda as unidades de Imperatriz, Presidente Dutra, Barra do Corda, Caxias, Estreito, Barreirinhas, Timon, São João dos Patos e Balsas.


 

311 visualizações