Teatro Arthur Azevedo será palco do show “São Luís 400 anos – Cantos e Encantos”

quarta-feira, 19 de Setembro de 2012 - 14:46

Considerado um dos teatros mais imponentes do país e edificado em estilo arquitetônico neoclássico, o Teatro Arthur Azevedo, no Centro Historio de São Luís, será palco do projeto “São Luís 400 anos – Cantos e Encantos”, nesta quinta-feira (20), às 20h, em comemoração ao quarto centenário da cidade. A atividade cultural integra a programação do II Encontro dos TRTs do Norte e Nordeste, que acontece nos dias 20 e 21 deste mês, no auditório do TRT do Maranhão.

O teatro foi inaugurado em 1º de junho de 1817, dois anos após a inclusão do Brasil ao Reino Unido de Portugal e Algarves, recebeu primeiramente o nome de Teatro União. Em 1852, passou a se chamar Teatro São Luiz. Em 1854, nasceu em um dos camarins do teatro Apolônia Pinto, filha de uma atriz portuguesa que entrou em trabalho de parto em plena casa de espetáculo, e que mais tarde também se tornou atriz.

O nome Teatro Arthur Azevedo viria na década de 20 em homenagem a um importante teatrólogo maranhense. Desde então, o lugar enfrentou momentos de crise e chegou a funcionar como cinema, além de sofrer restaurações que acabaram por descaracterizar alguns de seus elementos. Na década de 60, o Governo do Estado pôs fim ao contrato com a empresa cinematográfica que o havia arrendado.

Filhos de servidores do TRT participarão do show

Os dependentes menores de cinco anos, de magistrados, servidores e terceirizados do TRT-MA, também participarão do show “São Luís 400 anos – Cantos e Encantos”, caracterizados de fofões, um dos principais personagens do carnaval de rua de São Luís. As crianças farão participação especial durante a música “Paixão e Magia”, de autoria de Oberdan Oliveira, que será cantada por Carol e Ana Tereza.

O projeto “São Luís 400 anos – Cantos e Encantos” está recebendo o apoio do Banco do Brasil, Caixa, Escola Crescimento, Associação dos Magistrados do Trabalho do Maranhão (Amatra XVI), Associação Nacional dos Servidores da Justiça do Trabalho (Anajustra), Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho da 16ª Região (Astra XVI) e Mix Eventos. 
O show “São Luís 400 anos – Cantos e Encantos” é beneficente e as doações podem ser feitas em forma de instrumentos musicais, que serão destinados prioritariamente à Sociedade dos Artistas Evangélicos do Maranhão e Creche Rosa de Saron, em São Luís.  A doações pode ser entregues até segunda-feira, dia 24 deste mês, no Setor de Cerimonial do tribunal.

Leia mais
Talentos do TRT-MA se apresentam no Teatro Arthur Azevedo

TRT-MA faz show com artistas maranhenses para homenagear a cidade de São Luís

Histórico do Teatro Arthur Azevedo

Redação: Larissa dos Santos (estagiária)
Jornalista responsável: Valquíria Santana

Foto: Secertaria de Estado da Cultura do Maranhão

87 visualizações