Setor de Saúde do TRT-MA efetua mais de 4,6 mil procedimentos entre atendimentos médicos, odontológicos e campanhas em 2019

quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020 - 9:01
Redator
Lucas Ribeiro
Revisor
Suely Cavalcante
O estagiário Lucas, do Setor de Comunicação, foi um dos vacinados contra a gripe influenza H1N1

O Setor de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) efetuou, no ano passado, 4.686 procedimentos entre consultas médicas, atendimentos odontológicos, campanhas de vacinação, programas voltados às mulheres, entre outros. Os serviços realizados durante todo o ano pelo setor contemplaram magistrados, servidores, estagiários e terceirizados do TRT-MA.  As informações são do Setor de Saúde.  
Em 2019, as consultas médicas, que oferecem serviços de pronto atendimento, e as perícias tiveram um aumento se comparado ao ano anterior. Ao todo, foram 1.578 atendimentos desta natureza, cerca de 90 a mais em relação a 2018, que totalizou 1.489. Já os serviços de enfermagem totalizaram 1046 atendimentos, sendo 622 no prédio-sede e 424 no Fórum Astolfo Serra (FAS), sede das Varas do Trabalho de São Luís, entre procedimentos de nebulização, medicação parenteral, curativos, entre outros. Na área odontológica, foram realizados 887 atendimentos, entre limpeza e restauração. 
Além disso, o Setor de Saúde promoveu durante todo o ano diversos programas que visam à prevenção e o combate de doenças como diabetes, hipertensão e de saúde mental. Com a realização de campanhas, por meio de palestras e rodas de conversa, o Setor de Saúde também conseguiu aumentar o número de atendimentos nos serviços oferecidos pelos projetos. Ano passado foram 349 no total, enquanto no ano de 2017 foram 257 consultas. 
Entre os projetos desenvolvidos, destaca-se o Programa de Controle de Hipertensão Arterial, que, em 2019, elevou seu número de consultas para 120. A campanha iniciou suas atividades em 2016 com o objetivo de identificar magistrados, servidores e terceirizados do TRT-MA portadores ou com risco de desenvolver a hipertensão arterial sistêmica. No mês de março do ano passado, a campanha recebeu atenção redobrada ao incentivar o corpo funcional do TRT-MA a passar pelos procedimentos de preenchimento do questionário de controle para a campanha de hipertensão, aferimento da pressão arterial, medição de altura e peso, cálculo do IMC (índice de massa corporal) e a medição da circunferência abdominal. 
Outros programas realizados pelo o Setor de Saúde foram o "Saúde da Mulher", que contabilizou 68 atendimentos; e o "Programa de Avaliação Periódica", com 116 avaliações, baseado em um questionário respondido pelos servidores, exames básicos por faixa etária, sendo avaliados pelos profissionais da saúde do TRT-MA para averiguação da necessidade de o servidor realizar outros procedimentos médicos (exames ou consultas com especialistas). Além deles, também foi destaque o "Programa de Saúde Mental" com 46 consultas. Lançado em 2017, o projeto realiza triagens, por meio de aplicação de questionários, para identificar possíveis casos de ansiedade e depressão, para posterior orientação e acompanhamento apropriado.
Há também projetos estreados pelo Setor de Saúde no ano passado. Esse é o caso do "Cuidar-se", que oferece sessões de relaxamento e cuidados terapêuticos desde julho de 2019, a fim de proporcionar uma rotina de trabalho menos estressante. O projeto foi idealizado pela servidora Jandilma Tereza Gomes Ferreira, lotada no Gabinete da Presidência, e conta com o engajamento de voluntários (servidores e magistrado) que realizam sessões de cromoterapia, fluidoterapia, reflexologia e outras terapias. O programa encerrou o ano com, aproximadamente, 240 atendimentos. 
Para Jandilma Tereza, a implementação do "Cuidar-se" é motivo de grande alegria por ser um sonho antigo. Ela afirmou que a adesão dos servidores evidencia a necessidade que o ser humano tem de ser cuidado e que 15 minutos dedicados a isso são importantes para o bem-estar individual no ambiente de trabalho. "Já ouvi vários relatos de que, depois do atendimento, eles se sentem renovados para dar continuidade à rotina do trabalho", contou. 
Outra ação desenvolvida pelo Setor de Saúde é o Programa de Avaliação para o Teste de Aptidão Física (TAF) dos Agentes de Segurança Judiciária do TRT-MA, coordenado pelo médico Gustavo Duarte. O programa consiste na realização de teste ergométrico e avaliação clínica por cardiologista, seguida da subsequente emissão de laudo cardiológico, manifestando aptidão ou inaptidão do candidato. Concluída a avaliação cardiológica, são analisados outros exames pelo médico do setor de saúde. Homologada a aptidão pelo médico do setor, o servidor estará liberado para a realização do teste físico. 
Vacinação
Ao longo do ano passado, o Setor de Saúde promoveu campanhas de vacinação para a imunização do corpo funcional do TRT-MA. Foram disponibilizadas vacinas contra Febre Amarela, Tétano e Hepatite no mês de janeiro. Em junho foi a vez da campanha contra a influenza H1N1, que causa febre, tosse, dor de garganta, calafrios e dores no corpo. Foram imunizadas 130 pessoas no prédio-sede e 63 no Fórum Astolfo Serra (FAS), entre servidores, estagiários, terceirizados e dependentes.
Outra campanha promovida foi a de vacinação contra o sarampo. Com recentes casos confirmados da doença pelo Brasil, o Setor, no mês de dezembro, mobilizou-se. As vacinas foram voltadas para todos com até 49 anos de idade e imunizou 43 pessoas, do prédio-sede e também do FAS.  
Conseguir um número suficiente de vacinas para as campanhas é uma das responsabilidades assumidas pela chefe do Setor de Saúde, Marilda Amorim Pereira de Sousa. Ela conta que para realizar as campanhas é necessário o contato direto com a Secretaria Municipal de Saúde para cederem o quantitativo necessário. Dessa forma, a imunização fica mais acessível para o corpo funcional do TRT-MA, já que ela se torna centralizada e evita deslocamentos aos postos de saúde. 
Conseguir um número suficiente de vacinas para as campanhas é uma das responsabilidades assumidas pela chefe do Setor de Saúde, Marilda Amorim Pereira de Sousa. Ela conta que para realizar as campanhas é necessário o contato direto com a Secretaria Municipal de Saúde, a fim de cederem o quantitativo necessário. Dessa forma, a imunização fica mais acessível para o corpo funcional do TRT-MA, já que ela se torna centralizada e evita deslocamentos aos postos de saúde. 
Palestras e outras ações
Houve também ações de conscientização por meio de palestras e rodas de conversa, que contaram também com a participação do público externo. Em fevereiro, o Setor de Saúde promoveu o "Carnaval Seguro", em que foram distribuídas camisinhas e informativos para às Varas do Trabalho de São Luis e do interior. Neste ano, a campanha ocorre entre os dias 17 e 21 de fevereiro. Logo após, em agosto, foi realizada a Campanha Saúde do Coração, que contaram com palestras, rodas de conversas e atendimentos de enfermagem. 
Nos meses seguintes, foram promovidas as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, respectivamente. Nesses períodos, profissionais de saúde explicaram, por meio de palestras e rodas de coversas, os meios de prevenir e combater o câncer de mama e o câncer de próstata, além de tirar as dúvidas do público presente e orientá-lo a seguir corretamente os procedimentos médicos. 
E as atividades foram além do ambiente interno. Durante as ações do Outubro Rosa e Novembro Azul, o Setor proporcionou uma programação alternativa, forma adotada para levar as informações para o público em geral e, também, para garantir o bem-estar e a qualidade de vida de magistrados, servidores, terceirizados e estagiários. Em outubro, uma caminhada, realizada no Parque do Rangedor, no Cohafuma, mobilizou magistrados e servidores. Já em novembro, foi o momento de promover lazer ao corpo funcional do TRT-MA com uma visita ao Parque Botânico da Vale. 
Ainda em 2019, o Setor de Saúde, em parceria com o Plano de Saúde GEAP, disponibilizou a magistrados e servidores sessões de 15 minutos de ginástica laboral. As sessões eram realizadas duas vezes na semana. 

160 visualizações