Setor de Gestão Socioambiental incentiva uso de canecas em substituição a copos descartáveis

terça-feira, 19 de Abril de 2016 - 13:04
Redator (a)
Suely Cavalcante
Marcelo entrega canecas a servidores da CTIC

Como parte das ações de redução de gastos, previstas no Plano de Logística Sustentável (PLS), o Setor de Gestão Socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) vem incentivando o uso de canecas do TRT Ambiental em substituição a copos descartáveis. Com esse propósito, a unidade está solicitando às unidades que tenham canecas em desuso que as devolvam para que sejam remanejadas para outros setores. A devolução das canecas foi solicitada por meio do Memorando Circular do Gabinete da Presidência nº 11/2016.  

Segundo Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar, chefe do Setor de Gestão Socioambiental, as Seções de Comunicação e de Engenharia foram as primeiras unidades a colaborar com a devolução de cinco canecas, que foram entregues a servidores da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC), no último dia 12 de abril, atendendo parcialmente a demanda de 11 canecas apresentada pela CTIC.  

Marcelo reiterou a solicitação feita pela correspondência oficial e explicou que a unidade que não fizer uso das canecas pode devolvê-las ao Setor de Gestão Socioambiental "para as providências cabíveis , a fim de garantir sua efetiva utilização". A unidade funciona no anexo C do prédio-sede do TRT, próximo à Seção de Engenharia.

Os setores que tenham mais usuários que a quantidade de canecas disponíveis também precisam informar ao Setor de Gestão Socioambiental, para que sejam contemplados com peças redistribuídas, assim que for possível.

Mais informações pelo telefone (98) 2109 9573.

Ato GP nº 01/2016 -  a substituição de copos descartáveis por canecas e xícaras é uma das medidas implementadas para a redução de gastos no âmbito do TRT-MA, tendo em vista a necessidade de adequação ao orçamento do Tribunal, que sofreu um corte de cerca de 30% na verba de custeio, e de 90% no orçamento destinado a investimento. As medidas cumprem o que determina o Ato do Gabinete da Presidência nº 01/2016, que estabeleceu regime excepcional de redução de gastos, a fim de viabilizar a manutenção das atividades no TRT-MA.

PLS - em implementação, sob a coordenação do Setor de Gestão Socioambiental, o Plano de Logística Sustentável do TRT-MA é composto por planos de ações e painel de indicadores, contemplando temas como a gestão do uso sustentável dos materiais de consumo, a gestão da impressão de documentos, a gestão do consumo e gasto com energia elétrica, a gestão do consumo e gasto com água e esgoto, a gestão de coleta seletiva e de resíduos sólidos, a gestão da qualidade de vida no ambiente de trabalho, dentre outros.

7 visualizações