Setembro Amarelo: TRT-MA debate acerca dos sintomas e da prevenção ao suicídio

quinta-feira, 29 de Setembro de 2022 - 14:33
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Suely Cavalcante
Marilda (blusa amarela) e a equipe da Geap que veio participar do evento
Servidoras, servidores, estagiárias, estagiários, terceirizadas e terceirizados participaram da palestra

Na última quarta-feira (28), o Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região promoveu uma programação especial para o público interno do Regional em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O evento foi realizado no auditório da Escola Judicial, no prédio-sede do TRT-MA, e resultou de uma parceria entre o Setor de Saúde do Tribunal e o plano de saúde Geap. 
Ao abrir a programação, a chefe do Setor de Saúde, Marilda Amorim apresentou a equipe do Geap responsável pela condução dos trabalhos e ressaltou a importância do tema a ser desenvolvido. 
A palestra inicial, com o tema “Suicídio: o que eu tenho a ver com isso?”, foi ministrada pela assistente social e especialista em Gerontologia e saúde mental, Eliana Sousa. Durante a explanação, ela explicou sobre a origem da campanha “Setembro Amarelo”,  apresentou dados sobre o suicídio e chamou atenção para o aumento do número de casos durante a pandemia de Covid-19. 
O grande foco da palestra foi alertar para os sintomas que servem como indicadores do estado de saúde de uma pessoa e que podem levá-la a cometer suicídio. Segundo Eliana “estudos mostram que 98% dos casos de tentativa de suicídio podem ser evitados se você puder parar para ouvir. Quando a pessoa quer se matar, ela dá indícios”, afirmou.
Reclusão, isolamento, reclamações constantes e pensamentos pessimistas foram alguns dos sintomas apontados pela assistente social como comportamentos que devem servir como alerta. Segundo ela, é necessário ficar atento, manter conversas constantes com a pessoa que manifestá-los e, se possível encaminhar a um profissional. A palestrante também tratou da problemática envolvendo o ambiente de trabalho e apresentou algumas recomendações para a identificação e tratamento. 
Na sequência, o terapeuta ocupacional e especialista em saúde mental, Alessandro Massete, tratou dos aspectos biopsicossociais da depressão e prestou alguns esclarecimentos acerca de práticas que ajudam a reverter e prevenir os sintomas da doença. Segundo ele, práticas esportivas, religiosas, alimentação e hobbies ajudam a produzir hormônios de prazer, como a serotonina, dopamina e endorfina, e reduzir os sintomas depressivos. 
Durante o momento, servidoras e servidores participaram das discussões, contribuindo com questionamentos e depoimentos pessoais acerca do tema tratado. Ao fim da programação, os presentes participaram de um momento de alongamento e relaxamento conduzido pelo terapeuta Alessandro.
Setembro Amarelo 
É uma campanha nacional de prevenção ao suicídio realizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e durante todo o mês de setembro diversas ações são desenvolvidas com o objetivo de prevenir mortes por suicídio. 

131 visualizações