Servidoras e terceirizada da JT-MA compartilham boas práticas adotadas durante a pandemia da covid-19 para melhorar a qualidade de vida

segunda-feira, 21 de Dezembro de 2020 - 17:15
Redator (a)
Suely Cavalcante

Ser solidária, fortalecer a fé, aprender a cozinhar, jardinagem foram algumas das práticas incorporadas por algumas servidoras e uma terceirizada da Justiça do Trabalho no Maranhão para manter a qualidade de vida neste período de pandemia de covid-19. Elas aceitaram uma sugestão apresentada pela desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, coordenadora da Comissão de Incentivo à Participação Institucional Feminina no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, e falaram sobre suas experiências em vídeos, que foram compartilhados no canal do TRT-MA no YouTube. Os vídeos também estão sendo postados no site do TRT-MA. A Comissão foi instituída por meio da Portaria do Gabinete da Presidência nº 283/2020. A organização das atividades ficou sob a responsabilidade da secretária da Comissão, servidora Aline Cristina Sales Lobato.
Segundo a desembargadora, a proposta era que elas divulgassem vídeos motivacionais, compartilhando boas práticas que desenvolveram para ajudá-las a atravessar estes tempos de pandemia, de trabalho em casa e de tantas atribuições, com mudança de rotina, e incorporação de novas tarefas. Como cada uma tentou ressignificar esses tempos de tensão, dúvida, medo, angústia.  Para a desembargadora, o enfoque era mostrar o lado positivo da experiência de cada mulher, compartilhando novos padrões de comportamento, e desse modo, ajudar e incentivar outras mulheres a se reinventarem para viver nestes tempos.
Danielly Gualberto, lotada no Gabinete da Presidência, disse que a chegada de um pet levou muita alegria para a família dela, além disso também buscou o fortalecimento da fé, com o exercício de fé por meio do grupo oracional mães que oram pelos filhos, entre outras ações.
Simone Oliveira, terceirizada da Global Serviços, que trabalha no Gabinete da Presidência, afirmou que se reinventou “ao descobrir o amor pelas plantas, até então desconhecido para mim, acabei fazendo um jardim vertical na parede do imóvel onde mora”. Carla Damous Duailibe, oficial de justiça lotada na Central de Mandados, aprendeu a cozinhar “e agora recebo elogios de meu filho, que antes dizia que eu não sabia cozinhar”.
Também compartilharam suas experiências as servidoras Jandilma Tereza Ferreira, do Gabinete da Presidência; Carolina Silveira, do Gabinete da Desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro; e Luciana Cristina Gehlen, coordenadora de Material e Logística do TRT.

 

114 visualizações