Servidora do TRT-MA apresenta monografia sobre Educação a Distância

terça-feira, 27 de Maio de 2008 - 15:07
Redator (a)
Wanda Cunha
Rosely Belo entrega sua monografia ao des. Gerson de Oliveira

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT), desembargador Gerson de Oliveira, recebeu, nesta manhã, (27), em seu gabinete, a visita da servidora Rosely Belo Ribeiro Vieira, do Serviço de Saúde do Tribunal. A servidora foi presenteá-lo com um exemplar de sua monografia, sob o tema “EAD na Justiça do Trabalho: Análise da Implantação do Projeto de Educação a Distância do TRT da 8ª Região”, apresentada como quesito necessário à conclusão do Curso em Pós-Graduação da Universidade de Brasília para obtenção do título de especialista na área de Educação a Distância. “A capacitação a distância é uma das ações contempladas no Projeto Educação Continuada, parte do Programa Mais Capacitação, um dos cinco eixos do planejamento estratégico do TRT do Maranhão, para o biênio 2007-2009. É um avanço que a tecnologia nos proporciona, e o TRT do Maranhão fica feliz com a iniciativa da servidora que agora poderá contribuir com a implantação do projeto aqui no Maranhão e ajudar na capacitação de servidores”, disse Gerson de Oliveira.

O presidente também destacou que a Educação a Distância (EAD), além de propiciar um melhor atendimento ao usuário, valoriza e incentiva o servidor, já que permite o recebimento do adicional de qualificação (AQ), previsto na Lei 11.416/2006, que trata do Plano de Cargos e Salários dos Servidores do Judiciário. Na monografia, a servidora Rosely observa que a EAD representa uma modalidade alternativa que favorecerá a capacitação e treinamento dos magistrados e servidores da Justiça do Trabalho espalhados em mais de 600 cidades do território Nacional. “Meu objetivo é analisar o processo de implantação do projeto de educação a distância no TRT da 16ª Região. E, como fiz a análise de outro Regional, tenho condições de contribuir com o nosso Tribunal, demonstrando os aspectos facilitadores, as barreiras e estratégias”, enfatiza Rosely. Para a implantação da EAD na Justiça do Trabalho, criou-se o Projeto “Rompendo Distâncias” que, inicialmente, foi coordenado pelo Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina. Hoje, o projeto envolve todos os vinte e quatro Tribunais Regionais do Trabalho, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), esse último responsável por sua gestão. Segundo a pesquisa, oferecer e ampliar aos magistrados e servidores alternativa de capacitação, atualização e aperfeiçoamento, via internet; possibilitar a uniformização de treinamentos em âmbito nacional; reduzir custos na aquisição de programa de gerenciamento de Ensino a Distância e reduzir custos com diárias e passagens aéreas e rodoviárias para a promoção de capacitação são alguns dos objetivos do “Rompendo Distâncias”.

A monografia de Rosely Belo traz a epígrafe do presidente do TRT da 8ª Região, desembargador Eliziário Bentes, a quem a autora vai também entregar um exemplar de seu trabalho, em julho, durante a inauguração oficial do campus virtual daquele tribunal. No seu trabalho monográfico, a servidora também faz uma dedicatória a todos os magistrados e servidores do TRT do Maranhão e à desembargadora Kátia Magalhães Arruda, atual ministra do TST. Entre vários homenageados, Rosely agradece ao atual presidente do TRT, Gerson de Oliveira, aos demais colegas do TRT do Maranhão, em especial a jornalista Edvânia Kátia, pelo incentivo. Rompendo Distâncias O TRT realizou, em meados de abril, uma palestra do Projeto de Educação à Distância da Justiça do Trabalho - “Rompendo Distâncias”. Todos os diretores, chefes de setores e substitutos foram convidados a fim de que fossem capacitados para dar início ao projeto.

BANCO DE IDÉIAS – A capacitação a distância também é uma aspiração dos servidores do TRT. Propostas de cursos a distância foram apresentadas ao projeto Banco de Idéias pelos servidores Pedro Coimbra, do Serviço de Folha de Pagamento, e Paulo Costa, servidor da Vara do Trabalho de Pinheiro.

5 visualizações