Série Nossa Memória do TRT-16 celebra o aniversário de instalação da Vara do Trabalho de Estreito

segunda-feira, 6 de Maio de 2024 - 13:16
Redator (a)
Gustavo Melo
Revisor (a)
Luane Freitas

Hoje, a Vara do Trabalho de Estreito celebra o aniversário de 19 anos de sua instalação, um acontecimento fundamental na história da Justiça Trabalhista no Maranhão. Instituída pela Lei nº 10.770, de 21 de novembro de 2003, a vara foi oficialmente instalada em 6 de maio de 2005, iniciando assim um legado de comprometimento com a aplicação da lei e a defesa dos direitos trabalhistas.
O primeiro juiz titular da VT de Estreito foi Higino Diomedes Galvão, que liderou a vara até dezembro de 2005. Ele foi sucedido pela juíza Maria da Conceição Meirelles Mendes. Posteriormente, ocuparam o cargo os magistrados Bruno de Carvalho Motejunas, Leonardo Henrique Ferreira e Maurílio Ricardo Neris. Atualmente, o juiz Carlos Gustavo Brito Castro é o titular desde setembro de 2022.
Na direção da secretaria, Leonildo Soares Santos foi o primeiro diretor, permanecendo até setembro de 2009. Ele foi sucedido por Luiz Pereira Sales, que ocupou o cargo até maio de 2014, quando Kerson Silva Castro, o atual diretor, assumiu a VT.
Estreito
O nome da cidade de Estreito é uma alusão a parte mais estreita do Rio Tocantins, onde se encontram construídas duas pontes, que unem os Estados de Tocantins e Maranhão: a rodoviária Ponte do Estreito MA na rodovia BR-010 e a ferroviária Ponte Ferroviária de Estreito MA na Ferrovia Norte-Sul. Segundo o Censo de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população da cidade é de 33.294 habitantes.
Estreito abriga a Usina Hidrelétrica Estreito, inaugurada em 2012, com capacidade de gerar até 1.087 MW de potência. O reservatório dessa usina tem 5,4 bilhões de metros cúbicos e ocupa uma área de 555 km².
Vara do Trabalho de Estreito
A sede da Vara do Trabalho de Estreito está localizada na Rua São Sebastião, nº 55, no centro da cidade. A jurisdição da VT abrange não apenas a cidade de Estreito, mas também os municípios de Campestre do Maranhão, Carolina, Feira Nova do Maranhão, Lajeado Novo, Porto Franco, São João do Paraíso e São Pedro dos Crentes.
Série Nossa Memória - Iniciativa do Centro de Memória e Cultura do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), cujo objetivo é proporcionar às pessoas um passeio pelos principais acontecimentos da Justiça do Trabalho do Maranhão, como um resgate histórico pontual, e ao mesmo tempo fazer um convite para o acesso ao conteúdo do Portal da Memória do TRT-16.

61 visualizações