Seção de Saúde realiza palestra explicativa sobre Pilates e seus benefícios

sexta-feira, 31 de Janeiro de 2014 - 15:55
Revisor (a)
Rosemary Araujo

Na manhã desta sexta-feira (31), a Seção de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-MA) promoveu palestra intitulada “Pilates, saúde para o corpo e mente. O método que conquistou o mundo”, ministrada pela fisioterapeuta Tatiana Luzia Santos Barbosa, para explicar sobre a prática do Pilates e tirar dúvidas sobre a nova atividade que será desenvolvida no Tribunal. A palestra foi realizada no Auditório da Escola Judicial e contou com a participação de servidores de diversos setores.

Durante a palestra, a fisioterapeuta explicou como se desenvolveu o método de exercícios de Pilates e os benefícios trazidos por uma das mais famosas técnicas de exercício físico dos últimos tempos. Desenvolvida por Joseph H. Pilates, a técnica busca unir corpo e mente em atividades que trabalhem os músculos do corpo de modo conjunto e a própria mente, contribuindo para o alívio de dores, o combate aos sintomas do estresse, a ansiedade e diversos problemas de saúde, como hipertensão e diabetes. 

Além disso, apresenta-se como uma atividade que pode ser realizada por todas as pessoas: homens e mulheres; idosos, adultos, jovens e crianças. Os exercícios contribuem tanto para o bem-estar como para o condicionamento físico, tonificação muscular e a manutenção de uma vida mais saudável.

O Espaço Pilates do TRT-MA já está pronto e totalmente equipado para o conforto e melhor aproveitamento dos alunos. As atividades estão previstas para ter início no dia 10 de fevereiro e as inscrições deverão começar na próxima semana (03 de fevereiro), no Portal da Escola Judicial. Serão 90 vagas distribuídas em 18 turmas, com horários disponíveis nos turnos da manhã e da tarde, sendo que cada turma poderá ter no máximo cinco alunos. O Espaço funcionará de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 10h e das 14h30 às 19h30. As aulas terão duração de 50 minutos e serão distribuídas em três horários no turno matutino e mais seis horários no turno vespertino (veja quadro ao lado).

A prática do Pilates no TRT-MA vem complementar a carga horária de ginástica laboral e de massagens desenvolvida pela Consultoria Reabilitação em Terapia Ocupacional (CRTO), que, ao final da palestra, ofereceu duas camisas para sorteio aos participantes.

Inscrições – As inscrições dos interessados serão realizadas por meio do Portal da EJud16 no site do TRT-MA, a partir de 04 de fevereiro (próxima terça-feira). Antes de efetuar a inscrição, é necessária a leitura da Portaria GP n° 113/2014 para tomar conhecimento de como funcionará o Espaço Pilates. No caso do número de inscrições exceder o número de vagas, haverá uma lista de espera. 

Alinhamento estratégico – O projeto integra o Programa Trabalho e Bem-estar Social, previsto no Planejamento Estratégico do TRT-MA, e está alinhado aos temas Gestão de Pessoas, que tem como objetivo buscar a melhoria do clima organizacional, e Eficiência Operacional, cujo objetivo é prestar serviço com foco na excelência.

 

Fotos: Francisco Souto.

Redação: Ana Paula Coelho (estagiária de Jornalismo).

Responsável: Rosemary Araujo – Relações Públicas – CONRERP/6ª Região nº 1.086.

 

 

16 visualizações