Projeto promove intercâmbio de conhecimentos a magistrados trabalhistas na Dinamarca

sexta-feira, 16 de Setembro de 2022 - 11:55

“Na Sala do Mundo”, de iniciativa da Escola Judicial do TRT-14 (RO/AC), proporciona troca de experiências com outros sistemas de justiça 

A Dinamarca, país localizado ao norte do continente europeu, sedia desde segunda-feira (12/9) a 3ª Edição do Projeto “Na Sala do Mundo”. Essa é uma das principais iniciativas implementadas neste ano pela Escola Judicial (Ejud-14) do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), com vistas à troca de experiências e vivências com outros sistemas de justiça para o aprimoramento, democratização e ampliação dos mecanismos de acesso à justiça.
A edição conta com a participação da presidente do Regional e diretora da Ejud-14, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, da vice-diretora da Ejud-14, Fernanda Antunes Marques Junqueira, do presidente do TRT-17 (ES) e do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), desembargador Marcello Maciel Mancilha, e da diretora da Escola Judicial do TRT-16 (MA), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva.
No primeiro dia, a comitiva brasileira foi recepcionada pela Embaixada Brasileira. Logo após, estiveram na Faculdade de Direito da Universidade de Copenhagen, uma das mais tradicionais do mundo, estabelecida em 1479. Na ocasião, os magistrados brasileiros foram recebidos pelos professores Mette Hartlev (PhD, LL.D) e Nicole Christiansen.
Nesta quarta-feira (14/9), os juízes participaram de uma programação especial na Corte do Trabalho e na Suprema Corte da Dinamarca. O intercâmbio proporcionou aos membros dos dois países conhecer os respectivos sistemas de justiça, inclusive o trabalhista, seguido de debates.
A programação continua nesta quinta-feira (15/9) com a visita à Administration Court e encerra na sexta-feira (16/9), com a visita à Corte de Frederiksberg.

Fonte: TRT14-RO/AC.

103 visualizações