Professores de escolas parceiras do TRT na Escola em Açailândia recebem certificados

quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2015 - 15:11
Redator (a)
Suely Cavalcante

O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador James Magno Araújo Farias, fez uma pausa nos trabalhos correicionais, que estão ocorrendo nesta semana, na Vara do Trabalho de Açailândia, para entregar certificados e placas de participação aos professores dos Centros de Ensino Lourenço Antonio Galletti e Mary Dalva Castro Rocha, parceiros do Programa TRT na Escola em Açailândia. Quarenta e quatro professores participaram das atividades do TRT na Escola no município, dos quais 39 do Centro de Ensino Lourenço Antonio Galletti, e 5 do C.E. Mary Dalva Castro Rocha. A juíza do Trabalho substituta da VT de Açailândia, Élbia Lídice Spenser Dowsley, que integra a equipe do TRT na Escola, também participou da solenidade, bem como o coordenador-geral da Unidade Regional de Educação de Açailândia, Genilson Santos.

Sob a coordenação do titular da Vara do Trabalho de Açailândia, juiz Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos, o TRT na Escola no município teve suas atividades iniciadas em fevereiro de 2014, com a capacitação dos professores que ensinam nas duas escolas e de voluntários do CDVDH (Centro de Defesa à Vida e Direitos Humanos) de Açailândia. Os professores trabalharam como multiplicadores dos temas selecionados para orientação dos alunos. As atividades em sala de aula iniciaram com apresentações nas turmas do turno noturno, onde se encontrava o maior índice de estudantes ocupantes de vagas no mercado de trabalho. Na ocasião, foram distribuídas as cartilhas do trabalhador e do trabalho seguro e saudável.

Nos dias 23 e 24 de outubro do ano passado, os magistrados Carlos Eduardo e Élbia Lídice acompanharam as culminâncias dos trabalhos em Açailândia. Na época, os alunos apresentaram atividades relacionadas principalmente ao trabalho escravo e trabalho seguro, dois dos principais temas abordados pelo Programa. Os estudantes desenvolveram maquetes de fazendas, e fizeram apresentação sobre a saúde do trabalhador e uma encenação sobre a violência vivenciada pelos trabalhadores dentro das fazendas.

Programa TRT na Escola - com o slogan “Educar é promover cidadania”, o programa TRT na Escola tem como público-alvo professores e alunos de escolas das redes pública e privada. Desenvolvido pela Escola Judicial do TRT-MA, em parceria com o Programa TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania), da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), Associação dos Magistrados do Trabalho do Maranhão (Amatra XVI) e Ministério Público do Trabalho (MPT), o programa tem, entre outros, o propósito de difundir conhecimentos sobre direitos e deveres, especialmente os trabalhistas, e a realização de debates sobre trabalho infantil e trabalho análogo ao de escravo. Além de Açailândia, as ações do Programa contemplam escolas de São Luís e de Barreirinhas, na região dos Lençóis Maranhenses.

Professores do Centro de Ensino Lourenço Antonio Galletti:
Antonia Joelma  Constantina
Antônia Fábia Borges
Antônio Luís Sousa Lima
Ana Alice de Oliveira Sousa
Ado da Silva Monteiro
Andrei Lucena Martins
Déborah Silva Almeida
Domingo Gonçalves da Costa
Djane Silva Mendes
Edileuza Francisca da Cruz
Elinaldo Francisco Brito
Edivan Dorado da Silva
Elioneto Sousa de Lima
Francisca Fabiana F. de Barros
Francisca Núbia Silva de Oliveira
Genilson Rodrigues dos Santos
Geane Silva de Sousa
Jornandes da Silva Santos
Jozenilda Bezerra Lopes
Julivane Pessoa Lima
Leiliane de Lemos Moreira
Luciana Queiroz da Costa
Maria Divina Maciel da Silva
Márcio Gardenyo Alves da Silva
Marcos César Almeida S. de Almeida
Maria Evenila Mendis Félix
Mary Elma dos Santos Soares
Nauriceli Geilma Lima de Jesus
Neuzenir Pereira de Oliveira
Ocirene Cardoso Souza
Raimunda Nunes Alves
Relizângela G. de S. Marinho
Renata Daniela Gomes de Oliveira
Rosilene Oliveira Lima dos Santos
Rute Silvéria oliveira da Fonseca
Salete Alves da Silva
Simone Gomes Feitosa
Sue Lam Rhammida P. Gomes
Wilson Monteiro Silva

Professores do Centro de Ensino Mary Dalva Castro Rocha:
Alessandra Pereira Soares
Luciana Castro dos Santos
Maria Aureni Andrade Silva
Patrícia de Oliveira Logrado
Maria Salete dos Santos Brito.

Voluntário do CDVDH - desempenham atividades especialmente nas áreas mais carentes da cidade, sem uma vinculação escolar, mas que representam um ponto de apoio aos trabalhadores e familiares:
Daniela Alves Fontoura
Lília Karine da Silva Pinho
Maria do Socorro Vieira Santos
Maria do Socorro da Silva
Maria Silvania de Oliviera.

34 visualizações