Presidente do TRT parabeniza mulheres que fazem a Justiça do Trabalho do Maranhão

sexta-feira, 6 de Março de 2020 - 16:28
Redator (a)
Edvânia Kátia
Banner eletrônico disponibilizado em campanha realizada pelo Gabinete da Presidência, através da Seção de Comunicação e Seção de Cerimonial

Às vésperas das comemorações do Dia Internacional da Mulher, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, desembargador Américo Bedê Freire, ressaltou nesta sexta-feira (06) a importância das mulheres que fazem a Justiça do Trabalho do Maranhão para o fortalecimento da instituição.


“Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, saúdo e parabenizo cada uma das mulheres que compõe a Justiça do Trabalho no Maranhão, quais sejam magistradas, servidoras, estagiárias e terceirizadas, ressaltando o eficiente trabalho realizado para o fortalecimento desta Instituição e em seus lares. Do mesmo modo, estendo meu apreço e consideração às atuantes advogadas que empregam seus conhecimentos para o fortalecimento da classe. Reconheço ainda de maneira ampla o significativo papel da mulher na sociedade, cujos desafios diários são superados com muita maestria, dedicação, competência e sensibilidade. A todas as mulheres o nosso parabéns, o nosso respeito e reconhecimento!”, afirmou.


Atualmente o Tribunal Pleno do TRT-MA conta com três mulheres de um total de oito desembargadores. São as desembargadoras Márcia Andrea Farias da Silva, Ilka Esdra Silva Araújo e Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro. “As três desembargadoras já estiveram à frente da Presidência desta Corte e, com sabedoria, elevaram o nosso Tribunal”, destacou. 


Entre os juízes de Primeiro Grau, de 48 em atividade, 21 são mulheres (43%). Em relação aos servidores, dos 588, há um total de 261 mulheres (44%). A respeito da porcentagem de cargos comissionados, atualmente as mulheres ocupam 15 cargos, num percentual de  34%. Nas Varas do Trabalho, seis cargos são ocupados por mulheres, dos 23 existentes, resultando em 24%.


GRUPO DE TRABALHO - No caso do TRT do Maranhão, a Política Regional de Incentivo à Participação Feminina será desenvolvida pelo Grupo de Trabalho, instituído pela Portaria da Presidência. O grupo atualmente é coordenador pela desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, e composto pelas servidoras Ana Cláudia dos Santos Jacinto (secretária geral da Presidência Substituta), Danielly da Silva Gualberto, Jandilma Tereza Gomes Ferreira, Margareth de Castro Morais, Mary Rose Viana Machado, Marilda Amorim Pereira de Sousa, Raimunda Nonata Araújo Teixeira, Rosemary Rocha Araújo e Jeane Aragão Adler. Foi instituído pela Portaria GP 169/2020.


MEMÓRIA - Em 28 de julho de 1991, e pela primeira vez, duas mulheres assumiram a administração do TRT-MA. A juíza Amélia Branco Bandeira Coelho foi empossada no cargo de presidente e a juíza Maria Ione Martins de Araújo no de vice-presidente. A segunda mulher a ocupar o cargo de presidente do TRT-MA foi a desembargadora Kátia Magalhães Arruda, no biênio de 2005-2007. Em 2008, a desembargadora tomou posse como Ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST). 


A desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva foi a terceira mulher a tomar posse no cargo de presidente, cuja gestão transcorreu no biênio 2009-2011. Na gestão seguinte, biênio de 2012-2013, a desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, foi empossada no cargo de presidente. A quinta  e última mulher a exercer o mais alto cargo da Corte Trabalhista no Maranhão foi a desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro (2018-2019). 

183 visualizações