Presidente do TRT-MA destaca importância dos 32 anos de criação do Tribunal

quarta-feira, 26 de Maio de 2021 - 8:23
Redator (a)
Edvânia Kátia

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região comemora 32 anos neste 26 de maio. Desde 1989, muitas já foram as conquistas desde a ampliação da estrutura judicial e administrativa da Justiça do Trabalho no Maranhão, passando pelo reconhecimento público por meio de várias premiações e pelo fortalecimento das relações institucionais.
O presidente do TRT Maranhão, desembargador José Evandro de Souza, aproveita a data para destacar a importância do Tribunal para a garantia de direitos de quem os procura. “Já houve uma época em que as antigas Juntas de Conciliação e Julgamento, hoje varas federais do Trabalho, eram vinculadas ao TRT da 7ª Região, no Ceará. Isso dificultava sobremaneira a vida dos litigantes, considerando a distância que separa os dois Estados. Hoje, nosso Tribunal está bem aqui na capital São Luís, sendo mais acessível a todos”, disse.
Para o desembargador, o reconhecimento veio em forma de premiações. “As pessoas que atuam na nossa Instituição merecem todo o nosso reconhecimento pelas premiações recebidas ao longo de sua trajetória. Somos um Tribunal de pequeno porte, mas com um potencial humano extraordinário, capaz de se doar e fazer o melhor todos os dias”, elogiou.
Ele aproveita a data de hoje para destacar também a credibilidade depositada por aquelas pessoas que buscam seus direitos. “Todos os dias recebemos centenas de reclamações trabalhistas, muitas delas relativas às chamadas verbas rescisórias. Pessoas que não recebem direitos básicos como salário, 13º salário, férias e FGTS. A confiança em nós depositada por esses litigantes demonstra que nosso trabalho de fato garante o equilíbrio das relações sociais.”
O desembargador também destacou o papel dos advogados. “Os causídicos que aqui atuam ajudam a construir os pilares da Justiça e, por consequência, do estado democrático de direito. Eles são pessoas fundamentais para a nossa história”, finalizou.
Saiba mais sobre o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão.
 

114 visualizações