Presidente do TRT-16 participa de homenagem ao ex-presidente José Sarney promovida pela FIEMA
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, participou, nesta segunda-feira (5/5), de uma homenagem ao ex-presidente da República José Sarney. O evento foi realizado no salão de eventos da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em São Luís (MA).
A iniciativa foi promovida pela FIEMA e teve como objetivo reconhecer a importante participação do ex-presidente da República José Sarney no processo de redemocratização do Brasil, bem como os seus serviços prestados ao Maranhão e ao País ao longo de sua trajetória política. A solenidade também marcou a abertura da exposição "Hoje é dia de José Sarney, o Escritor", que celebra a história literária do ex-presidente.
Durante o evento, foi ressaltada a contribuição de José Sarney para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, em especial, pelo incentivo à industrialização que impactou diretamente o crescimento do Maranhão.
No hall de entrada, os convidados foram recepcionados com diversas ilustrações de capas de livros do ex-presidente, ao som da Banda do Bom Menino das Mercês, que executava músicas populares brasileiras e maranhenses, reforçando o caráter afetivo e solene do evento.
Além da presidente do TRT-16, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, compuseram o dispositivo de honra do evento: o presidente da FIEMA, Edilson Baldez; o vice-presidente executivo da FIEMA, Cláudio Azevedo; o governador do Maranhão, Carlos Brandão; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira; e a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale. Também participaram da solenidade, secretários de Estado e representantes de entidades industriais e da sociedade civil, além de familiares e amigos do homenageado.
O ex-presidente José Sarney agradeceu a homenagem recebida e destacou a emoção de ser reconhecido por seus conterrâneos. “Todas as homenagens que recebo aqui no Maranhão têm um valor muito maior, porque vêm da minha terra, da minha gente, que acompanhou toda a minha trajetória. Tudo o que fiz foi com base no Maranhão, que é a minha paixão. Quando fui governador, nosso objetivo era criar uma infraestrutura capaz de tornar o Estado competitivo e integrado. Ser lembrado por isso, depois de tantos anos de vida pública, representa para mim um reconhecimento à luta ética e à defesa permanente da democracia”, afirmou.
O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, destacou o legado político e intelectual do ex-presidente José Sarney. “A atuação de Sarney foi decisiva no processo de transição do regime militar para a democracia. Como presidente do Senado e da República, Sarney demonstrou habilidade política e compromisso com a liberdade e a justiça. No Maranhão, como governador, realizou obras estruturantes que transformaram o Estado — como o Porto do Itaqui. E acima de tudo, é um homem de princípios, cuja defesa da democracia permanece como exemplo para todos nós. Sua contribuição à cultura, por meio de sua obra literária, também é inestimável. José Sarney é, sem dúvida, uma referência maior da política, da literatura e da dignidade que engrandece o Maranhão e o Brasil”, concluiu.
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, ressaltou que “foi uma grande honra e alegria participar desta solenidade. A homenagem ao ex-presidente José Sarney, figura central neste processo, ganha ainda mais significado neste contexto. A Federação da Indústria do Estado do Maranhão, ao promover esta celebração, demonstra seu compromisso com a memória e a construção democrática do nosso País. Nossos mais sinceros parabéns ao ex-presidente Sarney!", afirmou.
Ao final, o ex-presidente José Sarney recebeu uma condecoração entregue pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em reconhecimento à sua expressiva contribuição para a redemocratização do Brasil e pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento político, econômico, social e cultural do Maranhão e do Brasil.