Presidenta e chefe do Setor de Gestão Socioambiental do TRT-MA vão apresentar prática solidária no STJ

sexta-feira, 31 de Maio de 2019 - 14:11
Presidenta Solange entregou a Eliane Ozores a primeira doação de lacres da campanha desenvolvida no TRT-MA
Marcelo com a servidora aposentada Terezinha, que é a doadora destaque da campanha no tribunal

Em parceria com ONG, TRT-MA recolhe os lacres das latas de alumínio que se transformam em cadeiras de rodas
A presidenta do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (16ª Região), desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, e o chefe do Setor de Gestão Socioambiental, Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar, foram convidados pelo Superior Tribunal de Justiça para apresentarem o projeto que o Tribunal está desenvolvendo em parceria com a ONG Entre Rodas, por meio da campanha de arrecadação de lacres de latinhas de alumínio para posterior venda e troca por cadeiras de rodas feitas sob medida para criança entre 5 e 14 anos, com dificuldade de locomoção. A prática solidária vai ser apresentada no VI Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável no Poder Judiciário, previsto para os dias 26 e 27 de junho.
O evento promovido pelo STJ tem por objetivo debater a importância da gestão socioambiental nas instituições como um dos corolários do princípio constitucional da eficiência administrativa. E o TRT-MA, desde agosto passado, aderiu à Campanha #NãoéMito do Instituto Entre Rodas, se tornando o primeiro órgão público a assinar convênio com a ONG. Com três meses de parceria, o TRT da 16ª Região, contemplou a pequena Ana Vitória, de 8 anos, com uma cadeira de rodas sob medida. 
TRT-MA e o Desenvolvimento Sustentável
Outo viés do projeto é também é estimular a redução dos impactos ambientais causados por descartes inadequados de resíduos no meio ambiente, além de conscientizar sobre medidas simples que podem transformar vidas e promover acessibilidade com mais segurança para as crianças contempladas.
Com a #nãoémito, a Campanha amplia a percepção da sociedade acerca da importância da reciclagem e, neste caso, em especial, o reaproveitamento dos resíduos contribuem diretamente na qualidade de vida das crianças cadeirantes, cujas famílias não possuem condições financeiras para adquirir a cadeira que, por ser mais leve e respeitar as particularidades físicas das crianças, também promovem maior mobilidade e liberdade de locomoção.
TRT16 e a Campanha #Nãoé Mito em 2019
Rumo aos 800kg de lacres, a Campanha ganhou força em 2019 e mobiliza magistrados, servidores, estagiários e terceirizados na retirada de lacres de latinhas de alumínio antes de jogá-las no lixo, em prol de melhor qualidade de vida das crianças com deficiência física. Até agora 145 litros (72 garrafas) já estão e reservadas para serem convertidas em cadeira de rodas, mas, para que a meta seja alcançada é preciso que, aproximadamente, mais 1000 garrafas de 2 litros sejam cheias.
Vários pontos de coletas estão distribuídos nas unidades do Regional 16 (Capital e Interior), no intuito de sensibilizar, também, a comunidade em geral sobre a responsabilidade com o meio ambiente, da mesma forma que tem o objetivo de estimular a solidariedade por meio de uma atitude simples, e de grande valia para quem precisa. Segundo o Instituto Entre Rodas, 120 mil crianças têm necessidades de uma cadeira de rodas no Brasil, e a psicóloga e fundadora da ONG, Eliane Lemos Ozores, ressalta que "as cadeiras de rodas sob medidas, respeitam todas as necessidades da criança contemplada, de tal forma a promover uma mobilidade mais segura e permissiva para o seu desenvolvimento. A adoção de práticas responsáveis como esta beneficiam não só o meio ambiente, mas também contribuem grandemente para a inclusão social e capacitação de crianças com deficiência".
A servidora aposentada Terezinha de Jesus Souza é a doadora de lacres destaque da Campanha. Com 27 Litros de lacres entregues ao Setor de Socioambiental do Tribunal, ela falou sobre o que a motiva a recolher o que seria lixo. "Eu junto da rua, eu peço, e guardo quando utilizo as latinhas. Eu gosto de ajudar as pessoas, então faço e vou continuar recolhendo porque não deve ser fácil ter qualquer deficiência, e esse projeto abre portas para que as crianças tenham mais facilidades no dia a dia", afirmou.
Ocupando a segunda posição, a servidora Silvia Maria Pontes de Castro, já conseguiu o equivalente a 25 litros e entregou no Tribunal. "Ao assistir o lançamento do projeto, em 2018, no auditório do TRT, fiquei bastante sensibilizada com o objetivo da ONG Entre Rodas, e desde então virou mania colecionar lacres de latinhas. Onde quer que eu esteja, seja em casa, festas familiares, reuniões com amigos, momentos de lazer ou trabalho, vou juntado os lacres e somando aos dos colegas de trabalho" comentou.
Silvia revelou ainda que expandiu a parceria do Tribunal com a Ong para fora do ambiente institucional. "Eu contei com a ajuda de um cunhado que juntos recolhemos lacres em um local de reciclagem. Assim, vimos a oportunidade de recolher mais rápido os anéis de alumínio e agilizar a oportunidade de fazer mais uma criança feliz. Não importa a quantidade recolhida por cada um de nós, estamos todos de mãos dadas com a campeã, Dona Terezinha, no esforço conjunto para realizar uma boa ação", afirmou.
A terceira colocação do ranking é ocupada pelo Gabinete de Presidência, e a desembargadora presidenta segue na luta para também fazer a diferença com cada lacre reaproveitado. "Somos todos iguais, e a principal deficiência nos dias de hoje é ser omisso em não permitir que as pessoas com deficiência não exerçam todos os direitos humanos e liberdades fundamentais de forma plena. Precisamos agir na contra mão de uma sociedade excludente, e esse projeto defende, que as crianças, que são o futuro do nosso Brasil possam ter igualdade de oportunidades com as demais crianças. Então, essa parceria é uma porta aberta para as transformações sociais" enfatizou.
Entre as varas trabalhistas do interior, a primeira que enviou lacres foi a VT de Balsas, no Sul do Maranhão. A vara trabalhista já enviou o equivalente a três litros e meio de lacres para o Setor de Gestão Socioambiental.
Colabore
A Justiça do Trabalho no Maranhão, por meio da Seção de Comunicação Social, adaptou peças publicitárias para divulgação digital, a partir das peças desenvolvidas pela ONG Instituto Entre Rodas. Foram criadas artes para adesivos destinados a garrafas pets, banners físicos e eletrônicos, peças digitais para redes sociais e site, e estão disponíveis para as pessoas que queiram se voluntariar no projeto. A proposta é arrecadar o máximo possível de lacres de alumínio, pois quanto mais quilos forem arrecadados, mais crianças poderão ser contempladas.
Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar, chefe do Setor do Socioambiental do Tribunal, fala um pouco sobre a meta. "Para conseguirmos uma cadeira por meio desta ação, 800 kg de lacres precisam ser arrecadados. Parece impossível, mas isto não impediu que o Instituto Entre Rodas entregasse 11 cadeiras, sob medidas, em 2018. Alguns catadores de materiais recicláveis já até se aliaram a causa e separam os lacres das latinhas para entregar nos pontos de coletas Brasil a fora", destacou.
Você também pode contribuir.  Não jogue os anéis de alumínio no lixo ou no meio ambiente. Conheça os nossos pontos de coletas e dê mais autonomia a uma criança com baixa mobilidade com uma prática responsável. Entre em contato conosco e saiba como dar a destinação correta para esses resíduos. Saiba mais no site da ONG (www.entrerodas.org) ou no Setor de Gestão Socioambiental. Siga o nosso Instagram @arrecadalacre e fique por dentro do nosso trabalho.
Mais informações pelo telefone (98) 2109 9573. 
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.

 

10 visualizações