Presidência Itinerante do TRT-MA recebe sugestão para uso de água pluvial em Varas Trabalhistas

quarta-feira, 2 de Dezembro de 2015 - 11:10
Redator (a)
Gisélia Castro
VT de Caxias pode servir de modelo para projeto de captação e uso de água pluvial
Des. Luiz Cosmo se reuniu com juiz Higino Galvão e servidores da VT de Caxias durante visita da equipe do Presidência Itinerante

Varas do Trabalho do Maranhão poderão fazer captação e uso de água pluvial. A proposta foi apresentada pela Vara do Trabalho de Caxias ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho no Maranhão (TRT-MA), desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, durante visita da equipe do Projeto Presidência Itinerante, que aconteceu nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.
Segundo o secretário-geral da Presidência do TRT-MA, Antonio Manoel Costa Silva, a VT de Caxias enfrenta problemas com a falta de água o que tem motivado uma reflexão sobre a possibilidade de aproveitamento de águas pluviais.
A VT de Caxias reúne condições físicas e ambientais para ser executada a primeira experiência de sustentabilidade ambiental de utilização de água da chuva, para fins não potáveis, na Justiça do Trabalho no Maranhão. O prédio da VT de Caxias possui área total construída de 626,08m², tem um projeto paisagístico que ocupa 630m², área equivalente ao da construção predial, e possui características da região do semiárido maranhense, conforme observa o engenheiro civil do TRT-MA, Marcelo Henrique Costa de Alencar. A sustentabilidade é um dos desafios do recém-criado Setor de Gestão Socioambiental do TRT-MA.
De acordo com Antonio Manoel, a proposta está sendo avaliada e tem apoio tanto do presidente Luiz Cosmo quanto do vice-presidente e corregedor, desembargador James Magno Araújo Farias. "Essa é uma das sugestões que farão parte do relatório final do Presidência Itinerante para a próxima gestão", disse ao se referir ao encerramento das atividades do projeto iniciado em 2014 pela atual gestão do TRT-MA.
PRESIDÊNCIA ITINERANTE - O presidente Luiz Cosmo realiza, nesta semana, as atividades finais do Projeto Presidência Itinerante na Primeira Instância Trabalhista. Depois da visita à VT de Caxias, o Presidência Itinerante se instala nos dias 2 e 3 deste mês na VT de Timon.
O projeto  teve por objetivo a realização de visitas do presidente do TRT, acompanhado de uma equipe de servidores, às sedes das varas do trabalho e unidades administrativas do Tribunal, para identificar e solucionar as necessidades de cada unidade. Segundo Antonio Manoel, o projeto favoreceu as relações entre a Administração e as unidades da Justiça do Trabalho maranhense, com o intuito de promover uma gestão democrática e compartilhada.
Na primeira edição, as visitas se concentraram na região sul do Maranhão: Varas do Trabalho de Açailândia, Estreito e Foro Manuel Alfredo Martins e Rocha, sede das 1ª e 2ª VTs de Imperatriz. Até outubro/2015, o Projeto já havia visitado as VTs de Açailândia, Estreito e Imperatriz (9 a 13/6/14); Balsas, São João dos Patos e Pedreiras (4 a 8/8/2014); Barra do Corda e Presidente Dutra (9 a 12/9/2014); Pinheiro (16 e 17/3/2015); Santa Inês e Bacabal (14 a 17/8/2015); Barreirinhas (17 a 19/8/2015); Chapadinha (14 a 16/10/2015). Finalizou com Caxias e Timon (30/11 a 3/12).
 

3 visualizações