Planejamento estratégico foi o tema desta terça-feira na 2ª Oficina do Servidor Público

terça-feira, 13 de Março de 2012 - 17:36
Redator (a)
Edvânia Kátia
Servidores estão participando desde segunda-feira das atividades da Oficina do Servidor
Equipe da Secretaria de Gestão Estratégica e Estatística apresentou, entre outros pontos, a metodologia de projetos

Instrumentos Gerenciais do Servidor foi o tema apresentado pela Secretaria de Gestão Estratégica e Estatística do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão na 2ª Oficina do Servidor. A oficina acontece até sexta-feira, com palestras dos juízes Maria da Conceição Meireles Mendes (titular da VT de Pedreiras), Paulo Mont´Alverne Frota (titular da 3ª VT de São Luís) e o servidor Gustavo Martins (da Escola Judicial). Os servidores que optarem por participarem apenas de palestras específicas receberão os certificados com carga horária equivalente. 

Os temas abordados na apresentação do planejamento estratégico foram gestão estratégica, indicadores, gestão de tecnologia da informação, gestão de projetos e gestão de processos. Com a palestra, o objetivo foi mostrar aos servidores a importância das ferramentas e metodologias utilizadas para a execução do planejamento estratégico. Um dos pontos mais importantes foi a metodologia de projetos criada pelo TRT e instituída através do Ato GP 9/2011, que estabelece os procedimentos e padrões para monitorar a carteira de projetos.

A secretária de Gestão Estratégica e Estatística, Stael Cavalcanti Martins de Araújo, afirmou que o desejo da administração é a participação dos servidores para a construção do tribunal. “O engajamento de todos é fundamental para o sucesso da nossa organização. Já sabemos onde queremos chegar, mas precisamos avançar para saber como vamos chegar. Isso requer a contribuição de todos os servidores. Para que se alcance realmente os nossos objetivos a gente tem que ter a participação de todos”, ressaltou. Segundo ela, é necessário que cada magistrado, cada servidor, cada unidade judicial ou administrativa demonstre as suas necessidades para que a Administração possa desenvolver projetos e iniciativas estratégicas. 

Os servidores Ana Lúcia Rocha, Marcos Antonio Silva e Adriene Garcia apresentam os indicadores e metas e a metodologia de projetos. O servidor Rômulo José Maia Moura, da Diretoria de Informática, detalhou especificamente o planejamento estratégico da área da Tecnologia da Informação e destacou a importância da tecnologia para agilizar os serviços da organização. Ele também ressaltou a importância da Política de Segurança da Informação no TRT e os atributos da confiabilidade e da confidencialidade inerentes a esta política.

Ao final, foi realizada uma dinâmica onde os participantes puderam apontar os pontos positivos, os pontos negativos e as sugestões para melhorar o clima organizacional. Os dados serão tabulados pela Secretaria de Gestão Estratégica e Estatística e as sugestões integradas a projetos e iniciativas em andamento. 


 

2 visualizações