Palestra com Amyr Klink encerra ano letivo da Ejud16

segunda-feira, 19 de Dezembro de 2022 - 14:22
A desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva destaca realizações da Ejud16 em 2022
Palestrante Amyr Klink entre os desembargadores José Evandro de Souza, Solange Cristina Passos de Castro, Márcia Andrea Farias da Silva e Carvalho Neto

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região, promoveu, na manhã da última sexta-feira (16/12), o encerramento do ano letivo de 2022. A solenidade aconteceu no auditório Juiz Ari Rocha, no prédio-sede do TRT-MA, e contou com a participação do navegador Amyr Klink, que ministrou a palestra “Trabalhando em equipe: uma gestão participativa”. 

O evento foi prestigiado por magistradas, magistrados, servidoras, servidores, terceirizadas, terceirizados, estagiárias, estagiários e público externo. Entre os presentes estavam o presidente do TRT-MA, desembargador Carvalho Neto; a diretora da Ejud16, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva; a desembargadora Solange Cristina Passos de Castro; o desembargador José Evandro de Souza, ouvidor do Tribunal; a juíza titular da Vara do Trabalho de Timon e presidente da Amatra XVI, Maria Socorro Almeida de Sousa; o procurador do Trabalho Maurício Pessoa Lima; a procuradora do Estado Luciana Cardoso Maia; e a vereadora Karla Sarney.
 
Ao fazer a abertura da solenidade, a diretora da Ejud16, desembargadora Márcia Andrea Farias, saudou os presentes e destacou a atuação da Escola Judicial durante este ano. Ela compartilhou a alegria pelos resultados alcançados, exaltou a colaboração de todas e todos com sugestões que ajudaram a formar o Plano de Capacitação 2022, responsável por definir os rumos dos 54 eventos formativos realizados, e manifestou sua gratidão pelo empenho e esforço do coordenador da Ejud16 e juiz substituto da 2a VT de São Luís, Sergei Becker, e de toda equipe da Escola Judicial.

Durante a fala, a magistrada afirmou que o objetivo da Ejud16 este ano era promover uma capacitação mais abrangente, permitindo a interiorização do conhecimento por meio de eventos destinados a magistradas, magistrados, servidoras e servidores que atuam nas Varas do Trabalho no interior do estado. Ela também ressaltou a preocupação da Escola em possibilitar discussões sobre temas importantes como saúde mental, inteligência emocional, questões de raça, gênero, sexualidade e acessibilidade, e comemorou o retorno do Programa TRT na Escola, que proporciona às crianças e adolescentes diálogos sobre a Justiça do Trabalho. 

Após o pronunciamento inicial, a desembargadora concedeu a palavra ao presidente do TRT-MA, desembargador Carvalho Neto. Durante sua fala o magistrado exaltou o êxito da gestão da Ejud16 e afirmou que o sucesso resultou de uma vontade decidida e resoluta de acertar.
 
Palestra

Ao proferir a palestra, o navegador Amyr Klink buscou trazer, por meio das próprias experiências e exemplos práticos da vida no mar, lições sobre trabalho em equipe, atitude, e superação de desafios. Segundo ele, sua palestra parte de uma necessidade real. “Em geral as pessoas estão carentes de experiências autênticas. Tem muito conselheiro, coach, treinador que fala em tese, eu vou falar a partir de exemplos práticos.”

Amyr inicia falando sobre como nasceu a paixão por navegação, a partir do seu encontro com o Remo olímpico, e sobre o desafio inicial que ele mesmo se lançou quando pretendeu atravessar todo o Atlântico Sul a remo, travessia até então jamais feita com um barco a remo. 

Durante a palestra, o navegador falou sobre como superou seus limites em meio às dificuldades apresentadas durante o arriscado percurso e destacou a importância de ter disciplina e abraçar o problema quando ele aparecer. Além disso, compartilhou com o público sobre seus grandes projetos na navegação, a exemplo de quando cruzou o Círculo Polar Antártico, que o levaram a querer ser protagonista e construir experiências memoráveis. 

Ele ainda comentou sobre como as necessidades que teve o ajudaram a começar a enxergar quem atua em cada esfera e a relevância de cada atividade desempenhada, dando destaque para a importância do trabalho colaborativo. Por fim, Amyr compartilha do valor de se deixar um legado. “Tudo que se faz, principalmente bem-feito, se torna um exemplo.” concluiu.
 

253 visualizações