Ouvidoria do TRT-16 lança campanha para estimular uso dos canais de atendimento 

terça-feira, 19 de Julho de 2022 - 13:33
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Rosemary Araujo

A Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) lança a campanha “A Ouvidoria quer ouvir você” com a proposta de estimular o cidadão a utilizar ainda mais os canais de acesso e melhorar a comunicação. A campanha será divulgada nas redes sociais e no portal do TRT-16.
Atualmente, a Ouvidoria faz os atendimentos de forma presencial, por telefone ou por meio dos canais digitais. A mais recente novidade é o Balcão Virtual, plataforma digital lançada no último mês de março, pela qual a Justiça do Trabalho no Maranhão presta atendimento remoto ao público externo, a partir da interação por videoconferência. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 15h30, de acordo com o Ato Regulamentar do Gabinete da Presidência nº 1/2021, que institui o Balcão Virtual. 
Segundo o ouvidor, desembargador José Evandro de Souza, a campanha busca dar efetividade à Resolução nº 432/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre as atribuições, a organização e o funcionamento das Ouvidorias dos tribunais e da Ouvidoria Nacional de Justiça. No regramento, foi reservado um artigo para tratar dos canais de acesso. “A Resolução prevê uma série de diretrizes a serem respeitadas pelas Ouvidorias, especialmente no que diz respeito aos instrumentos de acessibilidade dos canais de atendimento, um dos principais desafios diante da norma regulamentadora”, destacou o magistrado.
A Ouvidoria do TRT-16 foi instalada em 24 março de 2006. Ao longo desse período, vem assegurando ao cidadão os canais para tirar dúvidas, receber reclamações, denúncias, críticas, elogios e sugestões. Até o final do ano passado, nos dezesseis anos de funcionamento, já recebeu 18.326 manifestações. A maior parte delas sendo pedidos de informação ou reclamações relacionadas ao andamento processual. Somente no ano passado, foram recebidas 883 manifestações.
A pesquisa realizada anualmente aponta que o grau de satisfação pelos serviços prestados pela Ouvidoria do Regional aumentou. Em 2021, 66 pessoas responderam ao questionário, das quais 48% são partes em ações trabalhistas e 24% advogados. A satisfação com o prazo de atendimento na solução das manifestações aumentou de 63% em 2020 para 74% em 2021.
Os interessados podem entrar em contato com o Setor de Ouvidoria para registrar a suas manifestações, sugestões, solicitações, denúncias, elogios, reclamações ou pedidos de acesso à informação por meio dos canais de atendimento

 

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