Oficina de Revisão do Planejamento Estratégico visita as VTs de Pedreiras, Presidente Dutra e Barra do Corda

sexta-feira, 1 de Agosto de 2014 - 14:17

A Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) realizou a Oficina de Revisão do Planejamento Estratégico nas Varas do Trabalho de Pedreiras, Presidente Dutra e Barra do Corda nos dias 22, 23 e 24 de julho. O coordenador de Gestão Estratégica, Ciro Ibiapina Cardoso, e a servidora Aline Cristina Sales Lobato aplicaram as atividades da oficina, orientando os participantes a identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças no âmbito institucional. 

O conteúdo levado pela equipe da Gestão Estratégica envolve conceitos relacionados ao planejamento estratégico e, para estimular as discussões e a análise da situação de cada vara trabalhista, foi aplicado questionário simplificado de clima organizacional aos participantes, que colaboraram na construção da matriz SWOT, estratégia utilizada para a identificação mais fiel das condições institucionais.

Em cada VT também foram analisados mapas estratégicos de outras instituições, bem como os macrodesafios do Poder Judiciário para o quinquênio 2015-2020, para auxiliar na sugestão da nova identidade institucional. A partir disso, seguiu-se debate referente às perspectivas, temas e objetivos estratégicos. Ao final, como nas demais oficinas já realizadas em outras varas, os participantes alinharam esses conceitos em uma folha de cartolina.

VT de Pedreiras -   A VT de Pedreiras recebeu a Oficina no dia 22 de julho. Participaram da atividade o juiz titular, Leonardo Henrique Ferreira, e os servidores José Artur Sousa dos Reis, Leonildo Soares Santos, Luiz Pereira Sales, Sabrina de Brito Ximenes e as estagiárias Nayara Cantanhede e Kerolly Brenda Chagas. A unidade elegeu como Missão “promover justiça humanizada”; como Visão, “consolidar-se como instrumento efetivo de justiça, cidadania e evolução social”; e, como Valores, “valorização das pessoas, objetividade, acessibilidade, ética, confiabilidade, modernidade, urbanidade, gestão participativa, respeito, responsabilidade social, integração com a comunidade e humanização”. A VT propôs os seguintes temas e objetivos estratégicos: Gestão de Pessoas: realizar lotação de servidores e funções em razão da demanda; Infraestrutura e Tecnologia: melhorar a infraestrutura física destinada às atividades judiciais e administrativas; Atuação Institucional: ampliar a presença do TRT no Estado, mediante pólos regionais.

VT de Presidente Dutra - A VT de Presidente Dutra participou da oficina no dia 23 de julho. Participaram da atividade os servidores Anderson de Sousa Costa, Geosvaldo Ferreira da Silva, Kerson Silva Castro, Luiz Fernando Tavares da Silva, Noredim Oliveira Reuter, Raimunda Raquel Santos e Tiago Moura Oliveira Reis. A unidade elegeu como Missão “servir bem à sociedade, promovendo a solução dos conflitos trabalhistas de forma efetiva”; como Visão, “ser referência em gestão pública, buscando a excelência na prestação jurisdicional”; e, como Valores, “valorização das pessoas, objetividade, acessibilidade, ética, qualidade de vida, comprometimento, impessoalidade, excelência e gestão participativa”. A VT propôs os seguintes temas e objetivos estratégicos: Gestão de Pessoas: criar programas de treinamento e desenvolvimento; Tecnologia da Informação: realizar manutenção periódica da infraestrutura de TI; Política Institucional: fomentar parcerias com outras instituições e fortalecer a imagem institucional. 

VT de Barra do Corda - Por último, a VT de Barra do Corda recebeu a oficina no dia 24 de julho. Participaram da atividade os servidores Andrei Boareto Coimbra, Eliana Barbosa Reis, Geisane Costa Santos, Mauro Henrique Costa de Miranda, José Raimundo Pereira e Sued Oliveira Gomes. A unidade elegeu como Missão “promover a solução dos conflitos trabalhistas de forma rápida e efetiva”; como Visão, “alcançar excelência na gestão administrativa e nos serviços jurisdicionais”; e, como Valores, “acessibilidade, comprometimento, efetividade, ética, gestão participativa e unidade”.  A VT propôs os seguintes temas e objetivos estratégicos: Gestão de Pessoas: promover desenvolvimento e capacitação de servidores e criar programas de valorização de servidores do interior; Tecnologia da Informação: tornar efetivas as ferramentas tecnológicas necessárias à prestação jurisdicional; Infraestrutura: garantir infraestrutura física adequada às atividades do TRT.

Oficinas - as Oficinas de Revisão do Planejamento Estratégico foram realizadas até 31 de julho deste ano, em todas as varas do trabalho da capital e interior do Maranhão. O objetivo é coletar informações e sugestões para construção do novo Mapa Estratégico 2015-2020 do TRT-MA, bem como apresentar os macrodesafios do Poder Judiciário para o quinquênio; alinhar as unidades aos macrodesafios do Poder Judiciário e aos desafios do Planejamento Estratégico em construção no Tribunal; analisar o ambiente interno; reconhecer a importância de cada unidade para o alcance das metas; identificar/apontar missão, visão e valores; sugerir temas, iniciativas e objetivos estratégicos para o TRT. 

 

 

Redação: Walesca Simplício (estagiária).

Responsável: Rosemary Araujo – Relações Públicas – CONRERP/6ª Região nº 1.086.

 

 

17 visualizações