“O Mundo do Trabalho” em exposição na galeria da UFMA

quarta-feira, 2 de Maio de 2007 - 14:13
Redator (a)
Valquíria Santana
Presidente do TRT faz abertura da exposição “O Mundo do Trabalho”
Alunos do Centro Integrado Escola Técnica Segurança do Trabalho observam um dos quadros da exposição

Fica em cartaz até o dia 15 de maio, na Galeria Antônio Almeida – Palacete Gentil Braga (Rua grande, 782, Centro), a Exposição “O Mundo do Trabalho”, organizada pelo Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA). A mostra reúne as fotos que participaram do I Concurso de Fotografia da Justiça do Trabalho. O espaço é aberto ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 19h.

Organizada pelo Serviço de Comunicação do TRT-MA, a exposição traz trabalhos de fotógrafos profissionais e repórteres fotográficos como Edgar Rocha (vencedor do concurso), Meireles Júnior (2º lugar), A. Baêta (3º lugar) Pedro Araújo (menção honrosa), Biaman Prado e José Evandro Firmino Filho. Tem também foto cedida pelo Grupo Móvel do Ministério do Trabalho. Na abertura da exposição, na noite da última segunda-feira (30), véspera do Dia do Trabalho, a presidente do TRT, desembargadora Kátia Magalhães Arruda, destacou que este mês o Tribunal completa 18 anos. “Estamos comemorando a data prestando serviços à população e esta exposição também é uma forma de prestação de serviços, de levar cidadania através da arte”, afirma a magistrada. Ela disse, ainda, que a mostra traz temas variados que vão desde o trabalho infantil à segurança no trabalho.

O diretor do Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão, Euclides Moreira Neto, lembrou, durante a solenidade, que a Galeria Antônio Almeida, localizada no prédio da UFMA, está sempre aberta para eventos que levem informação, cultura e arte à população. A chefe do Serviço de Comunicação do TRT, Suely Cavalcante, explicou que depois da Galeria Antônio Almeida, a exposição, que é uma das atividades da campanha “Justiça do Trabalho – Cidadania ao alcance de todos”, será levada para outros locais como escolas, shoppings e espaços de arte. Também estará em cartaz nos municípios-sede das Varas do Trabalho do interior do estado, no segundo semestre deste ano. Pedro Araújo, que assina duas fotos da exposição, elogiou a iniciativa do TRT em levar para o grande público os trabalhos inscritos no concurso de fotografia. “O concurso e exposição são incentivos que o Tribunal dá aos fotógrafos do estado”, disse Araújo, acrescentando que além do reconhecimento ao trabalho desses profissionais, a iniciativa do TRT poderá também estimular outras instituições.

Informação As 12 fotografias estão expostas em painéis que medem, cada uma, 1,20m x 80cm, e trazem textos sobre a Justiça do Trabalho. São informações como sua jurisdição, direitos e deveres trabalhistas, a diferença entre Ministério do Trabalho, Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho. Para Júlio César Fonseca, professor do Centro Integrado Escola Técnica de Segurança no Trabalho, localizado no bairro São Cristóvão, a exposição fotográfica do TRT é uma importante fonte de pesquisa para os estudantes. Por isso, ele levou seus alunos para visitar a exposição logo no primeiro dia do evento. O professor explicou que os alunos vão discutir em sala de aula o que observaram na mostra. O estudante do curso de Segurança no Trabalho, José Alves Sousa, afirmou que as informações apresentadas nos painéis foram novidades para ele. “Não sabia, por exemplo, a diferença entre as atribuições da Delegacia Regional do Trabalho e da Justiça do Trabalho”, acrescentou. “A mostra traz dados muito importantes para nós que iremos trabalhar na área de segurança do trabalho”, completou a aluna Juliete Marques Costa.

4 visualizações