Núcleo de Psicanálise promove palestra sobre violência e contemporaneidade

quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014 - 17:07
Revisor (a)
Rosemary Araujo

O Núcleo de Psicanálise do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) promove, no dia 21 de fevereiro (sexta-feira), palestra intitulada “Psicanálise, Violência e Contemporaneidade”, para tratar dos problemas sociais da violência e dos novos desafios que a hipermodernidade proporciona aos indivíduos. A atividade será ministrada por Eduardo Riaviz, psicanalista, psicólogo, Doutor em Literatura e Membro Aderente da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP). A palestra terá início às 9h30, no auditório da Escola Judicial do Tribunal, com carga horária de 3 horas.

A palestra pretende, a partir de ferramentas conceituais, compreender ações relacionadas ao tema, sob a perspectiva da psicanálise de orientação lacaniana e pela análise do mundo contemporâneo e do próprio homem, diante dessas questões e de suas consequências para a sociedade, num mundo cada vez mais violento. 

Para tanto, será apresentada a teoria da psicanálise de orientação lacaniana, além dos conceitos de modernidade e hipermodernidade, agressividade e pulsão de morte, violência e mundo contemporâneo, analisando o pensamento de autores como Freud, Bauman e Lacan. 

A palestra é limitada a 80 participantes, que podem se inscrever no Portal da Escola Judicial, no período de 12 a 20 de fevereiro. Poderão participar magistrados, servidores e estagiários do TRT-MA, assim como a sociedade em geral. 

 

 

Redação: Ana Paula Coelho (Estagiária de Jornalismo).

Responsável: Rosemary Araujo (Relações Públicas – CONRERP/6ª Região nº 1.086).

 

2 visualizações