Núcleo de Pesquisa “Direito e Psicanálise” realiza palestra na sexta-feira (27/06)

quarta-feira, 25 de Junho de 2014 - 8:15
Redator (a)
Wanda Cunha

O Núcleo de Pesquisa “Direito e Psicanálise” (NPDP) do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) realiza mais uma palestra na próxima sexta-feira (27), trazendo à baila o tema “Objetos Identificatórios e a inclusão do Crime na Constituição da Subjetividade dos Recuperandos da Apac de Santa Luzia” (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – Comarca de Santa Luzia/MG).

Com carga horária de três horas, a atividade será realizada a partir das 9h30min, no auditório “Professora Maria da Graça Jorge Martins”, da Escola Judicial do Tribunal, no 1º andar do prédio-sede do TRT. O palestrante será Marcelo Gomes Moutinho, psicólogo clínico, inspetor de Metodologia da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados.

Marcelo Moutinho fará uma abordagem do estudo realizado sobre o documentário “Falcões: Meninos do tráfico”. O estudo foi feito à luz da Psicanálise e do Direito Processual Penal, na tentativa de que sejam pensados os objetos identificatórios que venham influenciar na subjetividade daqueles que participam do mundo do crime.

O evento está aberto à participação de todos os interessados, dentre os quais magistrados, servidores e estagiários. A atividade conta para o adicional de qualificação. As inscrições podem ser feitas até o dia 26/06, no portal da Escola Judicial (Ejud). Para fazer inscrição clique aqui! Mais informações podem ser obtidas na Ejud, pelo ramal 9390.

Núcleo de Pesquisa “Direito e Psicanálise” – O NPDP é coordenado pela servidora Anícia de Jesus Ewerton, que tem experiência nos estudos da Psicanálise e integra a Delegação Geral no Maranhão da Escola Brasileira de Psicanálise. O Núcleo realiza reuniões quinzenais com o intuito de pensar e discutir temas voltados ao fortalecimento do papel da Escola Judicial de proporcionar a magistrados e servidores uma formação profissional de conteúdo técnico-jurídico, ético e humanista, orientada para a defesa do Estado Social de Direito. Clique aqui para saber mais!

 

 

1 visualização